Após acordo, greve nos aeroportos é suspensa
Profissionais decidiram manter atividades após acordo com a NAV Brasil sobre auxílio saúde e novo plano de cargos e salários

Após um acordo e decisão dos controladores de voos em uma assembleia geral, foi suspensa a greve prevista para hoje em vários aeroportos brasileiros, inclusive em Vitória.
O Sindicato dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) anunciou a decisão em uma nota após a assembleia geral.
O sindicato, que representa os trabalhadores civis do setor de proteção ao voo (controle de tráfego aéreo) do Brasil, havia aberto nova votação na sexta-feira, para escolha pela suspensão ou não da greve, que tinha sido aprovada em votação anterior da categoria.
O motivo da nova votação foi o recebimento, pelo sindicato, na tarde da sexta-feira, de um ofício da NAV Brasil contendo o Plano de Cargos e Salários aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e a proposta para aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 23/25 sobre o Auxílio Saúde.
Em votação eletrônica, 810 trabalhadores se manifestaram. Desses, 530 foram favoráveis à suspensão da greve, contra 253 que queriam a continuidade da paralisação, e houve 27 abstenções.
A NAV Brasil é a empresa estatal para a qual trabalha a maior parte dos trabalhadores civis na proteção ao voo do País, como controladores de tráfego aéreo, meteorologistas, técnicos de elétrica e eletrônica, entre tantos outros envolvidos nos trabalhos relativos a esse setor.
A NAV Brasil também confirmou a suspensão da greve em um comunicado. Segundo a empresa, “a decisão decorre dos avanços obtidos na negociação das duas pautas motivadoras do movimento — o benefício de assistência à saúde, que teve concedidos os ajustes e o percentual pleiteado, e a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários (PCS)”.
A NAV Brasil disse que “reafirma seu compromisso de assegurar a continuidade do serviço público essencial de navegação aérea, preservando a qualidade e a segurança das operações”.
A paralisação iria acontecer hoje, sexta-feira, terça-feira, além do próximo dia 2 e iria provocar atrasos pontuais em aeroportos como Guarulhos e Campinas (SP), Santos Dumont e Macaé (RJ), incluindo também o de Vitória, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).
Determinação dada em votação on-line
Paralisação seria durante 4 dias
Uma greve de servidores ligados à estatal federal NAV Brasil, que atua no setor de controle do espaço aéreo, estava prevista para hoje, sexta-feira, terça-feira e 2 de outubro.
Seriam suspensos os serviços pelo prazo de um hora, e em dois turnos: um pela manhã (11h às 12h) e outro à tarde (15h às 16h).
Suspensão
A greve foi suspensa após negociações envolvendo os ministérios da Defesa, da Gestão e de Portos e Aeroportos, que intervieram para evitar um possível caos aéreo.
Em votação on-line que mobilizou 810 trabalhadores, a maioria decidiu suspender a greve: 530 votos foram a favor do fim da paralisação, enquanto 253 preferiram manter o movimento. Outros 27 optaram por não se posicionar. A decisão encerra, ao menos por enquanto, o risco de caos nas operações aéreas do País.
A categoria informou que a suspensão do movimento é parte de um acordo entre o Sindicato, a empresa estatal NAV Brasil e o Tribunal Superior do Trabalho (TST)
A NAV Brasil, prometeu implementar o plano de cargos e salários, além de corrigir o plano de saúde.
Operações em Vitória
No aeroporto de Vitória, a empresa presta serviços de torres de controle (TWR), controles de aproximação (APP), Serviços de Informações Aeronáuticas (AIS) e de observações meteorológicas em altitude (EMA) e de superfície (EMS), segundo o site da NAV Brasil.
A empresa opera, ao todo, em 43 aeroportos, que incluem além de Vitória, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Santos Dumont (RJ), Macaé (RJ), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Londrina (PR) e Joinville (SC).
Fonte: SNTPV e NAV Brasil.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários