Aeroporto das Montanhas vai permitir pouso de aeronaves para até 72 passageiros
Novo terminal aéreo vai ser construído em Venda Nova do Imigrante e terá ligação com outros três estados
O novo Aeroporto das Montanhas Capixabas, que será construído na cidade de Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, começa a ter suas características divulgadas. Documentos obtidos pelo Tribuna Online mostram que o terminal vai permitir o pouso de aeronaves que comportem até 72 passageiros.
As informações sobre os tipos de aeronaves constam no anteprojeto e no Termo de Referência para contratação de empresa para elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia e execução das obras do novo aeroporto – que incluem pista, pátio, terminal de passageiros e demais instalações de apoio.
Segundo os textos, a implantação do aeroporto visa dar suporte ao crescimento das atividades do turismo e da agricultura da Região Sudoeste do Estado do Espírito Santo, possibilitando a operação de aeronaves com capacidade de até 72 passageiros, do tipo ATR 72-600. A aeronave já faz pousos em Vitória e também no aeroporto regional de Linhares.
O modelo passou a integrar o rol de de aeronaves no aeroporto das Montanhas Capixabas após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ter feito uma mudança recente nas regras voltadas para aeroportos regionais que tenham pistas a partir de 1.180 metros.
A nova pista, que terá 1.200 metros por 30 metros, também vai permitir a aterrisagem de aeronaves privadas de outros 14 tipos de aviões (veja a lista ao final da reportagem).
Os voos permitirão ligações diretas para as cidades de Vitória, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
A licença para a construção do Aeroporto das Montanhas foi assinada pelo governador Renato Casagrande, no último dia 30 de dezembro. O investimento previsto na implantação do Aeroporto das Montanhas Capixabas é de até R$ 75,3 milhões, com execução sob o regime de Contratação Integrada, que reúne projeto, licenciamento, obras e homologação em um único contrato. O projeto prevê ainda a construção de terminal de passageiros, acesso viário, estacionamento e estruturas de apoio.
Veja os modelos de aeronaves
Cessna 172R
Cessna 206
Cessna 210
Baron 58
Cirrus SR22
Pipper PA 34-200
Hawker 400XP
Phenom 100
Cessna 208 Caravan
King Air C90B
King Air 200
King Air 350
Phenom 300
EMB 110
ATR 42-600
ATR 72
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários