232 mil nomes a menos na lista da inadimplência, aponta Fecomércio
Fecomércio aponta que, entre novembro de 2023 e deste ano, percentual de famílias com nome sujo caiu de 38,8% para 32,7%
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Em um ano, 232 mil consumidores no Estado quitaram dívidas e limparam o nome, segundo dados do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) aponta que houve redução na inadimplência, passando de 38,8% em novembro de 2023 para 32,7% no mesmo mês deste ano, o que significa 87,1 mil famílias — ou 232 mil consumidores — a menos no vermelho.
Em novembro, o cartão de crédito continuou como principal fonte de dívidas das famílias e apresentou um aumento no seu uso para famílias com menor e maior renda, segundo a pesquisa.
Na análise mensal, o nível de inadimplência (contas em atraso) ficou estável, tendo leve crescimento de 0,1 ponto percentual entre outubro (32,6%) e novembro de 2024 (32,7%), representando 1.400 novas famílias inadimplentes.
A coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que, em novembro, observa-se uma tendência de aumento da inadimplência e do endividamento devido a um crescimento de gastos em períodos como a Black Friday. No entanto, dezembro inicia com um cenário positivo para as compras de Natal e Ano Novo.
“A redução da inadimplência implica que as famílias, neste mês, terão uma maior capacidade de pagamento que em dezembro de 2023 e, consequentemente, essa redução pode impactar positivamente as vendas de final de ano”, ressaltou.
Já com relação ao endividamento (pessoas com contas a pagar), a Peic indica que houve leve aumento de 0,6 ponto percentual, de outubro (89,30%) para novembro (89,9%), ou seja, 8.500 novas famílias endividadas.
“Apesar do aumento, o endividamento é uma forma de consumo usado pelas famílias brasileiras, em especial ao utilizar o cartão de crédito ou parcelar uma compra. De modo geral, esse resultado pode impactar positivamente o comércio capixaba”, disse a coordenadora.
Em novembro, houve redução das dívidas de longo prazo (acima de seis meses) e no percentual de famílias muito endividadas (com despesas acima de 50% da renda), o que indica um comprometimento financeiro de menor prazo e menos risco de inadimplência.
OS DADOS
Cartão é principal fonte de dívidas
Resultados
O percentual de famílias com contas a pagar (endividamento) e de contas em atraso (inadimplência) aumentou em novembro, mas com mudanças importantes nos perfis das famílias: grau e nível de inadimplência das famílias, tempo para quitar as dívidas.
Na análise mensal, o nível de inadimplência das famílias capixabas cresceu 0,1 pontos percentuais entre outubro (32,6%) e novembro de 2024 (32,7%), representando 1.400 novas famílias inadimplentes.
O tempo médio para as famílias capixabas quitarem suas dívidas em atraso aumentou de 68,5 dias em outubro para aproximadamente 70 dias em novembro.
Em novembro, o cartão de crédito continuou como principal fonte de dívidas das famílias e apresentou um aumento no seu uso para ambas as famílias, enquanto as outras fontes de endividamento das famílias apresentaram queda.
Para as famílias com menor renda, o aumento no uso do cartão de crédito foi de 0,1 pontos percentuais entre outubro e novembro. Para as famílias com maior renda, houve aumento do uso do cartão de crédito de outubro (93,5%) para novembro (94,7%).
Comparação
Na comparação interanual, houve redução significativa de 87,1 mil famílias (232 mil consumidores) a menos na inadimplência.
Entre as famílias de diferentes níveis de rendas, houve uma redução da inadimplência de 6,8 pontos percentuais para as famílias de menor renda e de 4 pontos percentuais para as de maior renda em novembro deste ano em comparação a novembro do ano passado.
Fonte: Connect Fecomércio-ES.
267 mil dizem ser capazes de pagar dívidas, mostra estudo
A pesquisa do Connect Fecomércio-ES também mostrou que 267 mil consumidores afirmam ser capazes de quitar suas dívidas.
Houve um crescimento de 4,3 pontos percentuais de famílias capixabas que afirmam serem capazes de pagar as dívidas em atraso, chegando a 21,4% em novembro. Do total de grupos familiares capixabas inadimplentes – 467 mil famílias –, aproximadamente 100 mil (267 mil consumidores) serão capazes de quitar suas dívidas.
Quanto aos prazos para pagamentos, em novembro, o percentual de famílias que precisaram de mais de 90 dias para quitar contas em atraso chegou a 57,5%, um amento de 4,7 pontos percentuais em relação a outubro (52,8%). Ou seja, os consumidores levam cerca de dois meses para se organizar.
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