Por uma agricultura familiar mais empreendedora
Parceria entre Incaper, Mepes e Aderes busca fortalecer a agricultura familiar capixaba, ampliando a formação, o empreendedorismo e os canais de comer
Leitores do Jornal A Tribuna
No Estado do Espírito Santo, das 110.000 propriedades rurais existentes, 75% são enquadradas como Agricultura Familiar, que sustentam a base econômica de quase 80% dos 78 municípios capixabas. Ao longo das décadas de 1960 e 1970, apenas duas entidades davam apoio ao campo: Acares e Mepes, ambas no formato de associações da sociedade civil, portanto, não governamentais.
A 1ª era a Acares: Associação de Crédito e Assistência Rural, criada em 1956, que foi transformada em empresa pública, em 1975, como Emater/ES, e, em 1999, ao incorporar a Empresa de Pesquisa/Emcapa, tornou-se o atual Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
A outra era o Movimento de Educação Promocional (Mepes), fundado em 1968, em Anchieta/ES, que introduziu, de forma pioneira no Brasil, novo modelo de escola rural, com adoção da Pedagogia da Alternância, criada na França, em 1935. Ao longo dos últimos 90 anos, essa metodologia demonstrou ser a mais adequada à realidade rural, por ser diferente do ensino urbano tradicional, sobretudo por integrar o aluno à escola, à família e à sua comunidade, alternando, por iguais períodos, a parte teórica, na sala de aula, com a prática diária, na propriedade dos pais dos alunos.
A partir dos anos 80, várias entidades passaram a prestar esses serviços, como Secretarias Municipais, Cooperativas, Senar, Sebrae, etc, mas o elo mais frágil da cadeia produtiva da agricultura familiar continuou sendo a batalha da comercialização. Isso pode ser explicado, tanto pelo baixo poder de barganha desses produtores, diante da pequena escala, quanto pela dependência dos atravessadores, como fruto da falta de organização.
Em tempos mais recentes, o Governo Estadual criou a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do empreendedorismo (Aderes), com a missão institucional de apoiar os pequenos negócios, em 4 eixos estratégicos: formação empreendedora, crédito subsidiado, consultoria empresarial e, sobretudo, abrir canais de comercialização, a exemplo dos apoios às feiras tradicionais, como Arte Santo, Sabor da Terra, Agricultura Familiar, Artesanato, Reforma Agrária.
Acha-se em curso a inserção da Aderes na parceria histórica Incaper e Mepes, com o objetivo de apoiar a fase crítica do mercado, da “Porteira para fora”, estimulando pequenos negócios na agricultura familiar, em especial, estimulando a agroindústria caseira, participação nas feiras e em tantos outros ambientes de mercado.
Objetiva-se também robustecer a formação técnico-científica dos técnicos egressos do regime da alternância, bem como oferecer oportunidades para a permanência dos jovens no campo, facilitando, assim, o processo de sucessão familiar e minimizando a falta de mão de obra no campo, no período da alternância.
Assim, a trilogia ensino, pesquisa e extensão (Mepes/Incaper) terá, com a inserção da Aderes, o ingrediente do empreendedorismo de pequenos negócios na agricultura familiar.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna