Os livros em festa
Vila Velha recebe em outubro duas grandes feiras literárias com entrada gratuita
Teremos um mês de outubro, mês do Dia Nacional do Livro, 29/10, contemplado com dois grandes eventos literários no nosso estado, o que demonstra a potência da literatura contemporânea produzida aqui em terras capixabas, e pelo país afora.
Marquem nas suas agendas: no período de 03 a 05 de outubro, na agora restaurada e requalificada histórica Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, teremos a 1ª Feira Literária em Vila Velha do Coletivo Diversidade Literária, um coletivo muito produtivo de escritoras e escritores capixabas poetas, romancistas, contistas de muita qualidade, liderado pela atuante escritora Advanir Rosa. A entrada é gratuita, evento realizado com recursos da Lei de Incentivo Aldir Blanc, apoio da PMVV.
Já no período de 10 a 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, um belíssimo espaço de muita arte e cultura, anexo a residência oficial do Governador do ES, na Praia da Costa, Vila Velha; a 1ª Flinc Festa Literária Internacional Capixaba. O evento nasce com a missão de inserir o Espírito Santo no mapa dos grandes festivais literários do País, valorizando o livro, a leitura e a formação de redes de conhecimento. Com entrada gratuita, a Flinc oferecerá três dias uma programação diversa, que inclui mais de 30 atividades com autores nacionais e internacionais, editoras capixabas e nacionais, atrações musicais, além da Flinquinha, espaço dedicado às crianças. O evento é realizado com incentivos da Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Secretaria de Estado da Cultura do ES.
Com raríssimas exceções, o brasileiro não é muito apegado à leitura. Como forma de quebrar esse paradigma tive a oportunidade de realizar, quando estive subsecretário municipal de Cultura de Vila Velha, a 1ª FELIVV Feira Literária de Vila Velha, em um espaço montado exclusivamente para este fim, no Sitio Histórico da Prainha de Vila Velha, no período de 26 à 29 de 2022, considerada uma das maiores feiras literárias já realizadas em terras capixabas, em parceria com a Academia de Letras de Vila Velha, com o apoio da PMVV. E vejo hoje, com muita felicidade, rendendo muitos frutos.
As festas e feiras de livros são cruciais para o incentivo à leitura, haja vista proporcionarem um ambiente lúdico e acessível para a descoberta de livros, autores e novas formas de literatura, promovendo assim o hábito da leitura. Elas aproximam o público de escritores, oferecem atividades culturais diversas como palestras e oficinas, e muitas vezes disponibilizam livros a preços mais baixos ou gratuitos, democratizando o acesso à cultura e ao conhecimento. Esses eventos são ótimos para encontrar livros de todos os tipos. Desde os clássicos que sempre ouvimos falar até as obras fresquinhas de novos autores. Isso sem falar nas histórias locais que muitas vezes só encontramos ali. Além disso, as feiras e festas literárias são uma chance de conhecer os próprios escritores.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



