Ação pela Cidadania: quando o Estado vai ao encontro do cidadão
Programa uniu serviços públicos e cultura em ações nos municípios
Leitores do Jornal A Tribuna
O ano chega ao fim e é da gente pensar sobre o que nós fizemos nos últimos 12 meses. Para quem atua na gestão pública, isso tem um significado que transcende os projetos individuais, haja vista que as decisões do dia a dia, mesmo as mais singelas, impactam a vida do cidadão. A bússola (ou GPS!) do administrador público é o bem comum.
Uma iniciativa que nos encheu de orgulho neste ano foi o Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida. A mega-ação está inserida no contexto do Programa Estado Presente, que surgiu ainda na primeira gestão do governador Renato Casagrande (2011-2014) e que promove a segurança pública combinando proteção policial e proteção social.
Ao mesmo tempo, o Governo do Estado fortalece nossas forças de segurança e protege os mais vulneráveis. É obrigação do Estado proporcionar aos cidadãos condições para uma vida digna. É disso também que trata o Estado Presente, e a Ação pela Cidadania é expressão dessa proposta.
Em 2025, a Ação foi reformulada e ampliada, para oferecer mais cultura, lazer e serviços à população. As edições de Cariacica, em novembro, e da Serra, em dezembro, foram uma celebração da cidadania.
Além da prestação de mais de 100 serviços gratuitos, a arte reforçou o sentimento de pertencimento de cariaciquenses e serranos. Em Cariacica, João Bananeira, figura folclórica do congo local, e a escola de samba Boa Vista se apresentaram. Na Serra, o destaque foram a banda de congo de São Benedito e a escola de samba Império de Fátima.
Entre os serviços disponibilizados à população na Ação pela Cidadania estava a emissão de documentos, como Carteira de Identidade Nacional e certidões de Nascimento e Casamento. Aos jovens que buscavam qualificação profissional, foi possível se inscrever no programa Qualificar ES, do Governo do Estado.
Aos que precisavam de recolocação no mercado, o Sine estava presente. Os cuidados se estenderam da criança ao idoso, passando pelos pets, com castração de cães e gatos.
Entre os parceiros da Ação pela Cidadania, o Instituto Luz Para Vida ofereceu gratuitamente exames oftalmológicos; a Defensoria Pública e a OAB-ES, orientações jurídicas; o Ministério Público do ES, entre outros serviços, orientações sobre reconhecimento de paternidade, guarda e adoção; o Sinoreg-ES, a emissão das certidões de Nascimento e Casamento; a EDP, serviços referentes à regularização da conta de energia; a Fecaba, acesso ao esporte; o Instituto Unimed Vitória, cultura.
Todas essas instituições, mais as prefeituras dos dois municípios, se uniram ao Governo do Estado em prol do bem comum, porque como nos recorda a sabedoria popular: ninguém faz nada sozinho.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna