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Boca a boca: a comunidade da conversão

No contexto empresarial, pode ser um fator muito relevante para o sucesso, mas algumas organizações não estão cientes dessa importância

Erik Lorenzon | 02/08/2023, 12:36 12:36 h | Atualizado em 02/08/2023, 12:37

Imagem ilustrativa da imagem Boca a boca: a comunidade da conversão
Erik Lorenzon |  Foto: © Divulgação/Acervo pessoal

Na era digital, em que tudo se resolve a um clique e na palma da mão, algumas estratégias antigas ainda funcionam e muito bem. Um exemplo disso é o famoso boca a boca, que é uma forma de comunicação poderosa e influente que ocorre quando as pessoas compartilham suas experiências sobre um produto, serviço ou negócio. É um tipo de recomendação que se baseia na confiança e na credibilidade atribuída às opiniões de pessoas próximas. No contexto empresarial, pode ser um fator muito relevante para o sucesso, mas algumas organizações não estão cientes dessa importância e acabam negligenciando este elemento.

Para garantir que a sua empresa tenha um boca a boca efetivo é necessário em primeiro lugar destacar que essa forma de comunicação é muito abrangente e se aplica a qualquer negócio, independentemente de setor ou tamanho. No mundo atual, altamente tecnológico, o boca a boca se estende além das interações presenciais e inclui também as recomendações feitas por meio das redes sociais, fóruns on-lines, aplicativos de mensagens e avaliações em sites especializados. Essas plataformas ampliam o alcance, permitindo que as opiniões se espalhem rapidamente para um grande número de pessoas.

Além disso, para que uma empresa seja bem-sucedida é fundamental buscar estratégias de costumer success (ou, sucesso do cliente, em português). O boca a boca positivo pode impulsionar o crescimento, aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e construir uma reputação sólida. Ao mesmo tempo, recomendações ruins podem causar danos à reputação e afetar negativamente a imagem da organização. Portanto, é essencial que as corporações estejam atentas e tenham cuidado especial a este fator, garantindo suporte e atenção aos clientes.

Para estabelecer um boca a boca eficaz, é importante destacar que a criação de comunidade formada por clientes satisfeitos, defensores da marca, colaboradores engajados e entusiastas que se sentem conectados e valorizados pode ser o diferencial para alcançar o sucesso. Ao construir relacionamentos autênticos com os consumidores e oferecer um excelente atendimento ao cliente, a empresa tem a oportunidade de os transformar em defensores leais, que irão recomendar e compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas. 

Pessoas confiam em pessoas, portanto, uma comunidade fortalecida e com integrantes compartilhando experiências positivas atrai outros membros que já vêm com mais probabilidade de confiar e considerar a recomendação. Somado a isso, uma clientela envolvida é um canal de comunicação eficaz para disseminar mensagens e informações relevantes sobre o negócio, alcançando um público mais amplo. Assim, ao investir na construção de uma comunidade, a organização está investindo em relacionamentos duradouros e no fortalecimento da reputação, pois pessoas engajadas formam um recurso valioso para o boca a boca.

Erik Lorenzon é empresário do ramo de coworking

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