Virilha, axila e linha do abdômen mais escuras na gravidez
Durante esse período, realmente ocorrem muitas mudanças, que são normais e marcam uma preparação do corpo para a gestação.
Esses dias, vi a digital influencer Viih Tube mostrando as marcas da gestação, o escurecimento de algumas áreas e incomodada com essas mudanças que a gravidez provoca no corpo feminino.
Então achei interessante trazer esse tema para vocês. Durante esse período, realmente ocorrem muitas mudanças, que são normais e marcam uma preparação do corpo para a gestação.
Leia mais sobre Sexo e Saúde aqui
Marcas pigmentadas em região de linha alba, virilha, melasmas, escurecimento de virilhas e axilas costumam diminuir com o tempo. Se eles continuarem incomodando, existem tratamentos para solucioná-los.
A linha nigra – aquela que fica da vertical no meio do abdômen da gestante –, a virilha, a aréola dos seios e as axilas costumam escurecer, e tudo isso acontece por conta do aumento da proliferação dos melanócitos, assim como muitas outras células se replicam para que a mulher gere uma criança.
Esse aumento é benéfico para o corpo. Porém, promove o escurecimento da aréola do seio. A razão desta mudança é ajudar o bebê, que não enxerga bem ao nascer, a encontrar o peito para mamar.
O resultado é que os efeitos do aumento da melanina também acabam causando em certas mulheres o escurecimento de algumas áreas do corpo, como a linha nigra, virilha e axila.
A boa notícia é que este escurecimento não prejudica a saúde e, com o tempo, após o nascimento do bebê, estas manchas tendem a clarear.
Leia mais
Não consigo segurar o xixi quando dou risada
A vulva escureceu e não estou grávida: o que fazer?
Porém, ocorre de persistirem alguns sinais e do escurecimento perdurar principalmente se associado a maus hábitos de vida e uso de drogas de ação hormonal sintética.
Além disso, podem surgir manchas no rosto e em outras regiões, o que incomoda muito no período gestacional. Se elas não sumirem, a gente tem como tratar e eliminá-las, ok?
Vamos lá! Durante a gestação, pouca coisa pode ser feita; mas é possível utilizar clareadores específicos para gestante a fim de ajudar no controle e manter uma boa alimentação para controle da glicemia e da inflamação.
E no pós-parto? Aí sim a gente pode ousar nos tratamentos. Hoje temos laser, clareadores orais, clareadores locais, medicação injetável, os peelings, tratamentos local e em home care.
Cada caso é um caso e depois da consulta médica é que eu vou indicar o melhor tratamento.
Então, agora, sabendo que tem solução, não precisa criar pânico, nem paranoias. Curta a gestação, aproveite cada momento, cuide-se, busque orientação e faça um bom pré-natal, e depois a gente cuida dos desconfortos, ok?!
Se quiser saber mais, me acompanhe nas redes sociais, como no Instagram @dra.lorenabaldotto, pois lá sempre abordo temas e tiro dúvidas!
Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga
Leia mais
Como fica o clitóris após a cirurgia íntima?
TPM afeta a vida de nove em cada dez mulheres