Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

A vulva escureceu e não estou grávida: o que fazer?

É normal que a genitália externa das gestantes escureça por questões hormonais, mas e quem não está grávida, também pode ter a região escurecida?

Lorena Baldotto | 27/03/2023, 16:36 h | Atualizado em 27/03/2023, 16:38

Imagem ilustrativa da imagem A vulva escureceu e não estou grávida: o que fazer?
A sexóloga e colunista de A Tribuna, Lorena Baldotto |  Foto: A Tribuna

Essa queixa vira e mexe aparece lá no consultório. É normal que a genitália externa das gestantes escureça por questões hormonais, mas e quem não está grávida, também pode ter a região escurecida? Tem tratamento para isso ou estou condenada a ficar com a pepeca escura? 

Essas são algumas das perguntas que mais escuto. Pois bem, vamos falar disso hoje e tenho certeza que será uma coluna bem esclarecedora. 

Para começar, já vou logo dizendo que são inúmeros os fatores que podem deixar a pepeca escura, além da gestação. 

O aquecimento da região, gerado por roupas muito abafadas ou apertadas; atrito com a roupa e atrito gerado por meio da depilação; suor acumulado;  utilização de hormônios sintéticos como anticoncepcionais, cremes e loções não adequados para a região que causem alguma inflamação são alguns deles. 

Também existem os escurecimentos por questões de alterações da sua saúde e alterações que merecem atenção, como é o caso da resistência insulínica (pré-diabetes). 

Um corpo com tendência à inflamação pode escurecer mais nessas áreas. A alteração na coloração da pele também pode ser provocada por infecções como micoses (candidíase, tinea cruris). 

A dermatite de contato pelo uso de roupa íntima e absorventes pode alterar as características da pele genital. Então, por este motivo, é superimportante a consulta e os exames antes da indicação do tratamento. 

Mas o fato é que existem tratamento que ajudam a melhorar o aspecto e amenizar a cor tornando próxima do tom de pele da pessoa. 

Hoje, costumo indicar  o laser de CO2 para penetração do produto e tratamento da pele, peeling íntimo, luz pulsada, tratamentos locais e até orais. 

Eles também atuam na parte relacionada ao rejuvenescimento íntimo. Outra opção terapêutica é o uso de medicações manipuladas para o uso cotidiano, após serem corrigidas as causas do escurecimento. 

Utilizo esse tipo de tratamento em conjunto para acelerar os resultados. “Doutora, mas qual é o melhor tratamento para clareamento íntimo?” A resposta é: depende. Vai depender do que o corpo e a pele dessa pessoa precisam. 

Eu amo usar o laser, mas uso muitas coisas para potencializar os resultados. 

O número de sessões também varia, por isso, se tem vontade de fazer e tem dúvidas, marque uma consulta que eu te informo sobre absolutamente tudo e lógico, de acordo com a sua necessidade.

E, se quiser saber, mais me acompanhe nas redes sociais @dra.lorenabaldotto, pois lá sempre abordo temas e tiro dúvidas!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: