Existe algum procedimento que me ajude a chegar ao orgasmo?
O primeiro passo é você conhecer seu corpo. Quando mais você se conhece, mais prazer vai sentir
Recebi essa pergunta por mensagem no Instagram e achei bem interessante compartilhar com vocês. Dizia o seguinte: “Afinal, a medicina já encontrou algum procedimento para ajudar as mulheres a chegarem ao orgasmo?”
Quais mais possibilidades as mulheres têm de alcançar o clímax de uma relação sexual? São algumas as perguntas que vou responder.
Leia mais sobre Sexo & Saúde aqui
Mulheres, antes de mais nada é você entender o que o corpo sente quando você tem um orgasmo: seu coração acelera, sua respiração fica mais ofegante, você pode ter espasmos pelo corpo todo e sentir uma sensação de relaxamento e bem-estar após.
Tudo isso acontece em fração de segundos e quem comanda isso é o nosso cérebro! Tudo acontece, pois nosso corpo produz várias substâncias ligadas ao prazer.
Então, o primeiro passo para atingir o orgasmo é você conhecer seu corpo. Pega um espelhinho, olha todos os detalhes, toque, sinta, observe o que sente. Na área genital, temos mais terminações nervosas, mas podemos sentir prazer em outras partes. Quanto mais você se conhece, mais prazer você vai sentir.
Isso muitas vezes não é fácil de conseguir, pois desde criança fomos ensinadas e proibidas muitas vezes de ter nossa intimidade: “não pode, não deve, tira a mão daí, senta que nem moça”. Tenho certeza que você já ouviu essas frases.
Isso acaba impedindo o meu contato comigo mesma. Nesse caso, o uso de algum artifício como vibrador pode ajudar a se encontrar um pouco mais rápido.
Quando a gente se conhece, a consegue conduzir o parceiro para que ele invista nos lugares certos, e isso é muito importante para o casal.
E o que mais? Esses dias eu vi uma moça no seu Instagram falar o que fez laser e teve mais prazer. É verdade? Então, esse procedimento é indicado pra tratar a flacidez dentro do canal. Como ele estimula as paredes da vagina e deixa a parte de dentro mais hidratada e firme, pode ajudar a sentir mais a penetração.
Mas ter orgasmo não é a indicação do tratamento, visto que conseguir prazer passa por uma série de fatores, como ter um corpo e uma mente receptivos, ter um relacionamento saudável, se sentir bem comigo mesma, entre outros fatores.
Em muitos casos, eu indico terapia, e se você tiver interesse, tem até um treinamento on-line que indico com técnicas para você praticar sozinha e acompanhada, que podem te ajudar muito.
“Ah, doutora! Mas eu tenho medo, vergonha, não consigo me soltar.” Eu sei que pode ser muito difícil para muitas de vocês, por isso o primeiro passo é procurar ajuda. Conversar com o parceiro, melhorar o relacionamento, tudo isso pode ser difícil, e estamos aqui para ajudar e orientar da melhor maneira.
O orgasmo está muito relacionado à entrega, ao controle e isso é treinável. No Instagram @dra.lorenabaldotto, tem o link que dá acesso ao curso.
Por último, vou falar com vocês sobre algumas coisas que não têm jeito, atrapalham qualquer uma a chegar lá, e das coisas que nos exercícios eu ajudo muito vocês. Uma delas é estar focada na relação e não estar lá e também pensando na lista de compras, no problema que tem para resolver, na roupa que está batendo na máquina e por aí vai. Tem de haver entrega e foco no momento do sexo.
Gostou desse assunto? Acompanhe-me aqui e nas redes para mais conteúdos. Beijinhos e um ótimo domingo
Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga
Leia mais
O que acontece na gestação que ninguém conta
Quero ser mãe e não consigo engravidar