Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Quero ser mãe e não consigo engravidar

As causas podem estar associadas a fatores como doenças hormonais, anatômicas, autoimunes, genéticas, gestação tardia e falta de nutrientes

Lorena Baldotto | 22/05/2023, 14:17 14:17 h | Atualizado em 22/05/2023, 14:17

Imagem ilustrativa da imagem Quero ser mãe e não consigo engravidar
Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga |  Foto: Douglas Schneider/AT

Hoje eu trouxe um tema sério, que deixa muito casal de cabelo em pé. A medicina está cada vez mais preparada para esses casos de dificuldade de gestação, mas o fato é que a cada dia aumentam os números de casais tentando, afinal, estamos deixando a gestação para acontecer mais tarde, e isso tem seu lado bom, mas também tem o lado ruim, que é o da dificuldade em engravidar por conta da idade e de doenças autoimunes que vamos adquirindo com o passar dos anos. 

Por este motivo, vamos falar um pouquinho sobre esse tema hoje. A infertilidade feminina é a dificuldade de conseguir gravidez quando já está tentando a gestação há pelo menos um ano. 

Leia mais sobre Sexo & Saúde aqui

As causas podem estar associadas a diversos fatores, como doenças hormonais, anatômicas (alterações no útero, ovários, e fator tubário), doenças autoimunes, genéticas e infecciosas, gestação tardia e também a alimentação ou falta de nutrientes. Sim, acredite, você pode não estar engravidando por algo simples também, nem sempre trata-se de algo complexo, tá bem pessoal?

A Ana, uma paciente que atendi há poucos meses, disse que estava tentando engravidar, mas a menstruação insistia em descer. Ela relatou que teve um mês que atrasou uns 7 dias, mas no final ficou menstruada. 

Por que isso acontecia com ela? Uma paciente jovem, com menos de 30 anos? Só ali que já identifiquei que não era o fator idade. Por este motivo pedi diversos exames para identificar quais seriam as causas, afinal ela já estava tentando desde os 28 anos.

Após receber os exames, estava claro que Ana tinha algumas deficientes nutricionais e um hipotireoidismo subclínico. 

Sua alimentação também era muito ruim e quando eu perguntei, ela disfarçou, disse logo que só comia besteira e que não tinha tempo para fazer comida saudável. 

Leia mais

Tenho lábios vaginais diferentes e sinto vergonha na hora H

A vagina fica larga se eu fizer muito sexo?

Relatou também que tinha o intestino mais preguiçoso e que muitas vezes sentia muitos gases. Ela comia carboidrato em excesso e esse comportamento prejudica o metabolismo, ajuda a aumentar o peso e ainda é um grande vilão para quem deseja engravidar, pois ajuda a aumentar a produção dos hormônios insulina e estrogênio, que causam distúrbios na fertilidade e desregulam a ovulação. 

Diante desse resultado, já começamos a suplementação dos nutrientes identificados como deficientes nos exames dela. Fizemos uma etapa de detox intestinal e suplementação de vitaminas orais e venosa. 

A prescrição é feita após os resultados dos exames. Também encaminhei o marido para avaliação para identificarmos se ele também não poderia estar com alguma carência ou se o problema da fertilidade não vinha dele. 

Fizemos um espermograma e a qualidade dos espermatozoides estava ok, mas ele também estava acompanhando nas refeições erradas, estava cansado e acima do peso.

E sobrou orientação, dieta, e algumas reposições pra ajudar ele também. Feita a  suplementação para repor as vitaminas, regular o sono e o intestino, encaminhei os dois para acompanhamento com uma nutricionista. 

Resultado: cinco meses depois Ana estava grávida e festejando a chegada do seu primeiro filho. Contei tudo isso para que vocês entendam que muitas vezes a falta de sono, a alimentação inadequada e problemas de tireóide podem ser a causa de um grande problema, e que se bem conduzidos podem ser resolvidos sem a necessidade de intervenções mais drásticas. 

Por isso é importante o acompanhamento médico e a suplementação alimentar correta, personalizada. Ficou com alguma dúvida? Terei o maior prazer em te ajudar. 

Você pode encontrar o meu Instagram @dra.lorenabaldotto. Estou sempre dando dicas e sanando dúvidas!

Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga

Leia mais

Vida saudável = corpo ativo = mais sexo!

Faço xixi toda hora, o que pode ser isso?

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: