Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Grupos políticos miram agro

Feira de Agronegócios em São Gabriel da Palha reúne autoridades e lideranças políticas em torno de debates sobre o setor e desenvolvimento regional

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 25/07/2025, 12:04 h | Atualizado em 25/07/2025, 17:35

Imagem ilustrativa da imagem Grupos políticos miram agro
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

Eventos relacionados ao agronegócio no Espírito Santo são tradicionais. De Norte a Sul do Estado, são encontros que abordam diversos aspectos do setor. Um exemplo é a Feira de Agronegócios Cooabriel, que começou quinta-feira (24) em São Gabriel da Palha e vai até sábado (26), reunindo diversos grupos políticos que, com pretensões eleitorais, buscam conquistar o eleitorado que frequenta esse tipo de evento.

Nesta sexta (25), por exemplo, estarão presentes o governador Renato Casagrande (PSB), além de boa parte de seu secretariado.

Outra ala política confirmada é a do prefeito de Vitória, Pazolini (Rep), que estará junto ao presidente do Republicanos, Erick Musso. Previsão também de que o ex-governador Paulo Hartung (PSD) compareça. Cabe destacar que o agro é uma das grandes apostas de todos esses atores, já que é uma área que dá sustentação política, sobretudo no interior do Estado.

Estratégia emedebista

A presença do vice, Ricardo Ferraço (MDB), está prevista para acontecer sábado (26), no encerramento. Nesta sexta-feira (25), ele terá agendas em Afonso Cláudio e Nova Venécia, e tem buscado dialogar cada vez mais com o setor produtivo. A escolha dele para coordenar o comitê sobre o tarifaço de Trump é uma forma de aumentar ainda mais a ligação dele com o agro, por exemplo.

Chapa pesada demais

Nos bastidores, políticos que pretendem disputar eleição para a Assembleia pelo Progressistas ou União Brasil, por conta da federação, deixarão os respectivos partidos. Explicação: as chapas ficarão “pesadas demais”. A coluna já antecipou a chance de Felipe Rigoni e Dr. Bruno Resende, que visam Brasília, deixarem o União pelo mesmo motivo.

Se inspirou no governador!

Imagem ilustrativa da imagem Grupos políticos miram agro
Deputada Janete de Sá (PSB) em vídeo |  Foto: Reprodução/Instagram/@deputadajanetedesa

Deputada Janete de Sá (PSB), aproveitando o recesso, colocou as mãos na massa para preparar a tradicional moqueca capixaba. Inspirada pelas receitas publicadas pelo governador Casagrande (PSB), publicou vídeo do processo de preparo. “Partiu almoçar na casa dela”, brincou uma seguidora.

Está liberado

O deputado estadual José Esmeraldo (PDT) já pode se considerar liberado do PDT. A fala é do presidente estadual da sigla, Alessandro Comper. “Estamos aguardando aval da nacional, é um procedimento de praxe, mas estamos dialogando para que saia o mais rápido possível. É interesse nosso e dele, já que não teremos chapa com parlamentar em exercício de mandato. Falamos a mesma língua, vamos atendê-lo”, admitiu Comper.

Casagrande pede reunião do Cosud com Alckmin

Casagrande (PSB) afirmou ao UOL que pediu reunião entre os governadores que fazem parte do Cosud, junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para discutirem questões relacionadas ao tarifaço. “Propus a reunião. O contato com Alckmin já foi feito. Mesmo que os estados tenham papel pequeno na relação diplomática, um sinal de unidade é importante”. Cabe dizer que os governadores em questão são ligados à direita, como Tarcísio (SP), e Zema (MG).

Galeria

Lei sancionada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que equipara a síndrome de fibromialgia a uma deficiência. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (24) e teve como origem o Projeto de Lei 3010/19, com relatoria do senador Fabiano Contarato (PT).

Data oficial no Estado

O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, passa oficialmente a integrar o calendário oficial do Estado. A nova lei, de autoria do deputado Callegari (PL), foi publicada no Diário Oficial após aprovação na Assembleia Legislativa e assinatura do governador Casagrande (PSB).

Inauguração

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), fará a inauguração do novo Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual (Apae) no dia 2 de agosto, em um sábado, às 9h, em Araçás. A solenidade vai contar com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: