Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Serra perto de ter novos vereadores

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 09/10/2025, 15:08 h | Atualizado em 09/10/2025, 15:34

Imagem ilustrativa da imagem Serra perto de ter novos vereadores
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Após Plenário noticiar que os suplentes dos vereadores afastados da Serra — Marcelo Leal (MDB), Thiago Peixoto (Psol) e Wilian da Elétrica (PDT) — haviam entrado na Justiça para que fossem convocados para assumir mandatos, o juiz Rodrigo Ferreira acatou o pedido, em decisão assinada na quarta-feira (8).

Dessa forma, por determinação judicial, a Câmara da Serra tem três dias úteis para que convoque os três suplentes, que devem entrar nas vagas deixadas por Saulinho da Academia (PDT), presidente da Casa; Cleber Serrinha (MDB); e Wellington Alemão (Rede), todos afastados do cargo suspeitos de terem cometido suposta corrupção no exercício dos mandatos.

Chama atenção que, além dos três afastados, houve mais um: Teilton Valim (PDT). Apesar disso, o suplente dele, Sérgio Peixoto (PDT), não está entre as partes do processo, embora Wilian da Elétrica, do mesmo partido, esteja incluído.

Não para por aí...

Além desse imbróglio, os vereadores da Câmara da Serra passam por outra preocupação: uma ação que tramita na Justiça há meses ajuizada pelo PT que acusa União Brasil, Rede Sustentabilidade, PSDB e PSD de utilizarem candidaturas femininas fictícias, ou seja, de terem cometido fraude à cota de gênero. Preocupação de que haja perda de mandatos.

Ambos de olho em 2026

Aliados de Marcelo Santos (União) e do prefeito Euclério (MDB) refletem ser natural que um apoie o outro para suas respectivas pretensões. Euclério já disse que estará com Marcelo à Câmara, e o presidente tem estado mais perto do prefeito, que quer o Senado. Há quem diga que Marcelo pode até pleitear a vice de Ricardo, embora seja assunto incipiente.

Também é fã do sertanejo

Além das corridas de rua e de demonstrar talento preparando pratos na cozinha, o governador Casagrande (PSB) também demonstrou ser fã de sertanejo, especificamente do cantor Zezé Di Camargo. Recebeu o artista em seu gabinete e afirmou que ele tem fortes ligações com o Estado.

Quer reajuste

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Pode), em entrevista ao Estúdio Tribuna Online, ressaltou que pretende elaborar um plano remuneratório para os servidores municipais.

“São 8.500 servidores em Linhares. Precisamos primeiro ter justiça remuneratória, para depois lançarmos concurso público. Ideia central é conseguir esse reajuste já no começo de 2026, e o concurso ficaria para o final do ano que vem”, esclareceu o prefeito.

Filho de Vidigal em campo buscando partido

Não somente Serginho Vidigal (PDT) tem pretensões políticas para 2026. Conforme a coluna antecipou, também é desejo de Eduardo Vidigal — conhecido como Dudu — disputar as eleições do ano que vem.

Para isso, tem buscado partido. Na quarta-feira (8), esteve com o deputado estadual Hudson Leal (Rep), que tem ajudado a montar a chapa do Agir. Embora o encontro tenha sido positivo, Dudu ainda deve conversar com outras siglas.

Galeria

Conversas continuam

Durante reunião de representantes da Caixa Econômica com a Prefeitura de Vitória, os profissionais da instituição perguntaram da possibilidade de a administração conseguir habitação para as famílias que estão ocupando o edifício Castelo Branco, no Centro de Vitória.

Conversas continuam II

A resposta foi a mesma das outras conversas: que a prefeitura já possui programa de habitação, e que não é possível “furar fila”, ou seja, que essas famílias precisam ser atendidas por esse programa, caso desejem.

Novo secretário no Sul

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), empossou Rodolfo Fernandes do Carmo como novo secretário de Meio Ambiente. A cerimônia aconteceu no Centro de Manutenção Urbana e contou com a presença de secretários, servidores e lideranças. Rodolfo substitui Rogério Ribeiro, que passa a comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: