Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Retomada de obras em escolas

Artigo publicado na edição de segunda-feira (05), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 05/06/2023, 15:21 15:21 h | Atualizado em 05/06/2023, 15:22

Imagem ilustrativa da imagem Retomada de obras em escolas
Fachada do Ministério da Educação |  Foto: Agência Brasil / Arquivo

O Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de Contas dos estados se reuniram na última semana para discutir um acordo com o Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de viabilizar a retomada de pelo menos 3 mil obras paralisadas na área da Educação espalhadas pelo País. 

No Espírito Santo há 17 obras para a educação básica paradas ou inacabadas de acordo com números apresentados pelo governo federal. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), Rodrigo Chamoun, participou da reunião.

Leia mais sobre Plenário aqui

Na ocasião, o ministro do TCU Bruno Dantas recomendou um Acordo de Cooperação entre os órgãos de controle externo para organizar o acompanhamento das obras. O TCU acompanhará a gestão do plano de retomada, os critérios de seleção e a liberação de recursos federais e os tribunais de contas estaduais verificará a regularidade da contratação e execução.


Aplicação adequada

“Cabe a nós, tribunais de contas, contribuir para minimizar os riscos envolvidos nesse processo, a fim de proporcionar a adequada aplicação dos recursos destinados a esse pacto, bem como evitar a retomada de obras não prioritárias ou inviáveis, e que não atendam mais às necessidades locais”, destacou o presidente do TCU, Bruno Dantas.


Maior arrecadação

A secretária de Fazenda de Vitória, Neyla Tardin prestou contas, na última semana, na Câmara relativas ao primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril). Ela disse que no período a arrecadação na capital ficou dentro do esperado, que é um terço do orçamento previsto, havendo crescimento das receitas de mais de 20% comparado com 2022.


Pintura de árvores, não!

Pintar, cobrir com cal e pichar árvores poderá ser proibido no Estado. É o que prevê projeto de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos). A proposta estabelece multa de R$ 264 por árvore. “Esses procedimentos são de completa inutilidade e ainda fazem mal para a árvore”, disse.

Leia mais

Entendimento sobre armas

Delmaestro descarta debandada


Obesidade

Projeto apresentado na Assembleia tem como objetivo inserir na grade curricular das escolas estaduais disciplina com objetivo de alertar sobre os perigos da obesidade infantil.

A matéria de autoria do deputado Bruno Resende (União) prevê que os professores deverão ser capacitados para que possam ministrar o conteúdo do material didático próprio sobre o tema e os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação também sejam.


Trabalho em conjunto

Renato Casagrande (PSB) participou da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado no fim de semana em Belo Horizonte. Em discurso, o governador destacou a importância de se oficializar o Cosud para que os sete estados membros, que juntos somam mais de 50% da população e mais de 70% do PIB do País, trabalhem em conjunto. Além do Estado e Minas fazem parte Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio.


Galeria

Realidade brasileira

 “A reunião de hoje (sexta) é muito importante, pois daremos um passo na organização do Consórcio, que se estabelece visando trabalhos conjuntos e união de forças para alcançarmos nossos objetivos. A situação e a realidade brasileira impõem que as unidades federativas e os entes subnacionais possam estar organizados”, disse o governador no Cosud.

Mulheres homenageadas

Proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, a Assembleia homenageou em recente sessão solene 30 mulheres com atuação reconhecida em diversos setores do Estado. Elas receberam a Comenda Maria Ortiz, honraria que recorda os feitos da capixaba considerada a primeira heroína brasileira. A homenagem foi proposta pela deputada Camila Valadão (Psol).

Estágio na Justiça

A 1ª Turma Recursal de Vitória está com inscrições abertas para o preenchimento de vaga de estágio de graduação em Direito.

Leia mais

Ameaça de debandada no PP

Cassação por fraude de gênero

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: