Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Recados e sinais para 2026

Confira a coluna de domingo (05)

Eduardo Maia | 06/01/2025, 15:12 h | Atualizado em 06/01/2025, 15:12

Imagem ilustrativa da imagem Recados e sinais para 2026
Eduardo Maia

O governador Renato Casagrande (PSB) publicou um vídeo nas redes sociais que foi interpretado pelo mercado político como uma forma de “colocar as cartas na mesa”. Para prefeitos eleitos e reeleitos, Casagrande disse que a política é para quem tem vocação, e que como prefeitos, não devem escolher com quem irão conversar, mas sim dialogar com todos.

“É dialogar com quem gosta e quem não gosta. O governador precisa conversar com todos, se ficar escolhendo com quem conversar, acaba dividindo a sociedade. Nós no Estado temos que trabalhar para unir a todos. O Estado é equilibrado porque tem instituições que dialogam. Eu não faço isso sozinho, queremos fazer a transformação. Nosso objetivo é fazer o Espírito Santo melhorar”, ressaltou o socialista.

Discursos parecidos com esse devem ser frequentes no Palácio Anchieta durante este ano.

Preparar o terreno

No mercado político, 2025 tem sido encarado como ano para “preparar o terreno” para as eleições de 2026. Atração de aliados e o jogo de cintura para mantê-los no mesmo grupo são algumas metas. Nos bastidores, visitas frequentes do presidente estadual do PP ao governador Casagrande, por exemplo, têm sido interpretadas como exemplos disso.

Espaços em Vila Velha

As três novas secretarias anunciadas por Arnaldinho (Pode) encheram os olhos de siglas aliadas que não têm espaço na gestão. Nos bastidores, o PP gostaria de indicar um nome e Lucas Fraga (PP), filho do ex-prefeito Neucimar (PP), aparece como intenção. Outros apontam que um vereador pode ser escolhido. De qualquer maneira, PP deve ser contemplado.

Culto para agradecimentos

Imagem ilustrativa da imagem Recados e sinais para 2026
|  Foto: Redes Sociais

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), é conhecido por gostar de realizar cultos semanais em seu gabinete. O último de seu 1º mandato foi para agradecimentos. “Por todas as bênçãos que alcançamos em 2024. Momento de reflexão”, disse o chefe do Executivo de Viana.

Última hora

A composição da Mesa Diretora eleita na Câmara de Guarapari pegou o grupo dos vereadores novatos de surpresa, segundo alguns integrantes contaram à coluna. Isso porque o grupo da presidente eleita Sabrina Astori (PSB) apontava que o novato Leandro Inácio (DC) seria o vice, mas de última hora houve articulação com Wendel Lima (MDB), que presidiu a Casa por três vezes, e o grupo dos novatos acabou ficando de fora da composição

Mesa Diretora foi alvo de disputa entre aliados

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Linhares teve um “tempero” diferente. As duas chapas que disputaram foram de Roninho (Pode) — eleito —, e Alysson Reis (Pode). Ambos do mesmo partido disputaram a preferência da maioria. Roninho teve 12 votos, enquanto Alysson cinco. Mesmo assim, vereadores garantem que a disputa foi amigável e que o prefeito Lucas Scaramussa (Pode) não terá dificuldades no relacionamento com a Casa.

Galeria

Trabalho no recesso

Desde 2024, a Mesa Diretora da Assembleia, independente do recesso, tem trabalhado. Até a próxima semana, serão cinco posses de deputados. Em dezembro Fábio Duarte (Rede) foi empossado, na quinta passada, Marcos Madureira (PP), e na sexta-feira, Allan Ferreira (Podemos). Nesta semana será Bruno Lamas (PSB), que vai renunciar para que Toninho da Emater (PSB) entre.

Próximos passos

Agora fora da Câmara de Vila Velha, nos bastidores do mercado político canela-verde pergunta-se quais os próximos passos do ex-presidente Bruno Lorenzutti (MDB). Ele é servidor efetivo da prefeitura, e caso integre equipe de outra gestão, precisará pedir ao prefeito Arnaldinho (Pode) para ser cedido.

Mais jovem de Linhares

Vereador mais jovem e mais votado de Linhares, o advogado Caio Ferraz (Pode), de 27 anos, tomou posse e foi escolhido como presidente da Comissão de Justiça da Casa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: