Esquerda pode garantir espaço
Leia a coluna de quarta-feira (01)
Negociações para composição da chapa virtualmente eleita à Mesa Diretora da Câmara de Vitória tendem a prosseguir até hoje, momentos antes de ser protocolada. Nos bastidores, o próximo presidente Anderson Goggi (PP) promete que uma mulher terá espaço na Mesa — na legislatura atual, não há.
Favorita para o lugar é a estreante Mara Maroca (PP). Além disso, Goggi estaria aberto para dar espaço a partidos de centro-esquerda ou esquerda na Mesa, conforme apurou Plenário.
Nesse sentido, o nome de Aloísio Varejão (PSB) é um dos favoritos. O socialista fez parte do G-5, grupo que chegou a deixar de apoiar Goggi, mas foi reconquistado. Seria, inclusive, forma de “compensar” o apoio dado pelo G-5, que fez com que a eleição de Goggi fosse possível. Sobretudo, Goggi quer que haja mais equilíbrio entre direita e esquerda em sua gestão.
Novidades no Norte
Mais três nomes foram escolhidos para o secretariado do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Pode), conforme apurou a coluna. Rafael Breda Buffon, para Agricultura; João Carlos Souza Filho, Modernização da Gestão; e Rodrigo Campello, chefe de gabinete. Toda a equipe será divulgada por Scaramussa hoje.
Sinais em Vila Velha
Camillo Filho, que é filho do ex-presidente da Câmara de Vila Velha José Camillo postou vídeo com tom de humor sentado à frente da sede do Legislativo: “onde vão passar a virada? na porta esperando a posse do presidente Maturano”. José Camillo é amigo pessoal de Maturano, além de ter sido coordenador de campanha dele.
Dessa vez, sem barrinha!
Governador Casagrande (PSB) saiu do Palácio Anchieta em busca de sua tão querida barrinha de cereal — que na verdade é torresmo —, para comemorar mês da conquista da Libertadores pelo Botafogo. Deu azar, o estabelecimento estava fechado.
Vai intensificar
Conforme prometido pelo governador Renato Casagrande (PSB), será a partir de agora que as conversas sobre a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa serão intensificadas. Casagrande chegou a confirmar à coluna que iria conversar melhor com os deputados em janeiro. Nos bastidores, porém, já haviam movimentações. Alguns parlamentares garantem que Marcelo Santos (União) tem preferência para ser reconduzido.
Partidos têm missão clara em 2025
Um dos maiores objetivos dos partidos no Estado será fortalecer suas bases e, assim que for possível, atrair mais nomes de peso. Isso porque a expectativa do mercado político é de que as eleições de 2026 poderão servir como um divisor de águas. Será em 2025 que ficará mais claro em quais lados os partidos estão. São base do governo, ou são da oposição? O tempo dirá.
Galeria
Próximos passos
Agora é momento de se atentar aos movimentos de quem deixou ontem seus cargos. Vereadores que não foram reeleitos, ou candidatos que não foram eleitos prefeitos. A partir de agora, para onde vão? Alguns devem assumir secretarias, outros, deverão aguardar 2026.
Parceria firmada
Nesse sentido, já há uma foto circulando do deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), junto ao ex-deputado e ex-vereador de Vila Velha Reginaldo Almeida (Republicanos). Prometem parceria para 2026.
PSB continua no comando
Após ter sido reeleito prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB) também conseguiu articular a continuidade do PSB frente à Câmara Municipal. Emerson Lima (PSB) deverá ser eleito hoje presidente, enquanto Leandro Ais (PSB) estará na vice-presidência.