Presidência ficou em xeque
Leia a coluna desta quarta-feira (11)
Até o momento, o vereador Anderson Goggi (PP) era o franco favorito para ser eleito próximo presidente da Câmara de Vitória, conforme a coluna havia publicado em primeira mão.
Havia sido escolhido pelos vereadores como um nome que consegue transitar entre direita e esquerda, e mesmo fazendo parte da base do prefeito Lorenzo Pazolini (Rep), não tinha tanta rejeição nem mesmo da oposição da Casa.
Plenário chegou a noticiar que havia “muita água para rolar embaixo da ponte” sobre o assunto até janeiro, mas que somente um movimento inesperado enfraqueceria Goggi.
Pois bem. A polêmica sobre a aprovação de profundas mudanças no Regimento Interno pegou mal entre os vereadores. Segundo parlamentares consultados pela coluna, Goggi tentou até mesmo, em determinado momento, aprovar o mecanismo de reeleição na Casa, algo negado pelos vereadores.
Instabilidades na Casa
Um dos vereadores da base chegou a falar que a situação de Goggi agora é “instável”, e que já há grupo se juntando para tentar encaminhar outro nome para a presidência.
Conforme outro vereador afirmou, esse grupo é liderado por cinco parlamentares, que conseguiram juntar mais cinco. Ainda há muita água para passar sobre essa ponte...
Até logo na Assembleia
Segundo informações de deputados, possivelmente a última sessão da Assembleia Legislativa acontece hoje. Com isso, dois parlamentares se despedem da Casa: Lucas Scaramussa (Podemos), que vai assumir a Prefeitura de Linhares; e Theodorico Ferraço (PP), que volta para Cachoeiro de Itapemirim para exercer seu 5º mandato frente ao município.
Mantendo o título!
O governador Renato Casagrande (PSB) participou de mais uma corrida de rua, um de seus hobbies favoritos, e ganhou novamente o 1º lugar na categoria governador.
“Mantendo a tradição, mais uma vez campeão. Agora vamos criar a categoria 'ao lado do governador'”, brincou Casagrande.
Bilionário
Será votado na próxima segunda-feira pelos vereadores da Câmara de Cariacica o Orçamento municipal para 2025. De acordo com interlocutores, o valor será bilionário. Os parlamentares devem aprovar o orçamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, que foi enviado à Casa pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB).
O montante vai ser distribuído em várias áreas da cidade, e será um dos maiores da Grande Vitória para o ano de 2025.
Presidente do TRE se encontra com Cármen Lúcia
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, participou de uma reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e com presidentes dos TREs de todo o Brasil. Durante o encontro foi apresentado o relatório de avaliação das eleições 2024. O diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Nascimento, também acompanhou a cerimônia, que aconteceu na sede do TSE, em Brasília.
Galeria
Dialogando
Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Pode) tem se encontrado com lideranças políticas. Esteve com o secretário de Meio Ambiente estadual, Felipe Rigoni (União); deputado federal Messias Donato (Rep), e deputado estadual Pablo Muribeca (Rep). Diálogo já de olho em 2026.
Dialogando II
O governador Renato Casagrande (PSB) também tem se encontrado com frequência nas últimas semanas com o presidente do PP, Da Vitória.
Orçamento estadual
A Comissão de Finanças da Assembleia, presidida por Tyago Hoffmann (PSB), aprovou o orçamento estadual para 2025. O projeto estima a receita e fixa a despesa do Estado em mais de R$ 30 bilhões.
Não esconde de ninguém
O perfil oficial de uma rede social do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), repercutiu resultado do Instituto Paraná Pesquisas que o coloca liderando a disputa ao governo do Estado em 2026.