Aliados buscam mais espaço
Confira a coluna
Partidos que são aliados ao governador Renato Casagrande (PSB) esperam mais espaço no governo nesta segunda metade do mandato do socialista. Atualmente, na prática, estão no primeiro escalão do governo partidos como PSB, MDB, PT, União Brasil e PP. A cota do Progressistas, por exemplo, é oficialmente ocupada pelo secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente. Entretanto, Vicente é amigo pessoal de longa data de Casagrande e, nos bastidores, teria sido uma escolha pessoal do governador.
O Podemos, por sua vez, tem a secretária de Governo, Emanuela Pedroso, mas que não configura cota do partido. A indicação da sigla era do então secretário de Segurança, Alexandre Ramalho (PL), que na época era filiado à sigla. Nos bastidores, vários dos partidos que apoiaram o governador em 2022 continuam esperando mais destaque no governo.
Acenos sobre espaço
Segundo interlocutores do Palácio Anchieta, o governador tem feito acenos para alguns partidos sem espaço, no intuito que tenham mais destaque na gestão.
Alguns partidos, porém, têm se preocupado, já que o ano está acabando e haverá eleição para governo já em 2026. Se houver mudanças, devem acontecer em breve.
Ausência sentida
A ausência do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), ou de qualquer representante da administração da capital, no evento promovido pelo governo estadual para receber eleitos não foi bem digerida entre aliados. À coluna, lideranças próximas ao prefeito disseram que a vice eleita, Cris Samorini (PP), por exemplo, poderia ter sido enviada.
Estilo jogador profissional
O deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos) “tirou onda” ao ser campeão em pleno Kleber Andrade, maior estádio do Espírito Santo. Ele jogou pelo time amador Grupo PM Barcelona.
“A história se repete mais uma vez e os Blues se sagram campeões”, comemorou.
Salários
Algumas câmaras municipais têm aumentado salário de prefeitos, vices e secretários nos últimos dias. A Assembleia Legislativa, por sua vez, votou reajuste para servidores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Expectativa é de que mais órgãos tomem a mesma atitude nos próximos dias, aumentando salários. Nos bastidores, algumas câmaras do Norte já estão com os projetos redigidos e esperando para serem pautados.
Prefeito quer deixar “isolamento” para trás
Rodrigo Borges (Rep), prefeito eleito de Guarapari, tem se movimentado para, segundo ele, deixar o “isolamento político” que a cidade enfrentou no passado. Além de ter mandado sua vice-prefeita eleita, Tatiana Perim (Rep), até encontro com o governador Casagrande (PSB), também tem discutido em nível federal. Esteve com ministros, como Silvio Costa, de Portos e Aeroportos. Nos bastidores, há intenção de melhorar o aeroporto da “Cidade Saúde”.
Galeria
Polêmica em Vitória
Vereador da Câmara de Vitória fez uma indicação sugerindo que a prefeitura acabasse com a eleição para diretor de escolas municipais. Apesar de não ser um projeto de lei, nos bastidores não pegou bem no corpo docente das escolas da cidade.
Combate à criminalidade
O Ministério Público do Estado (MP-ES) vem reforçando o enfrentamento a todas as formas de criminalidade, em parceria com instituições de segurança pública. Um indicativo desta atuação é que em 2024, até o início de dezembro, o MP-ES ajuizou 23.213 denúncias e esteve presente em 671 tribunais do júri realizados em todo o Estado.
Combate à criminalidade II
Para discutir o combate à criminalidade e tratar de estratégias, promotores e procuradores de Justiça se reúnem na sede no Ministério Público, amanhã e terça, no 1º Congresso Estadual do MP Criminal. O encontro contará com a presença de magistrados, delegados e policiais.