Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Prefeito nunca prestou contas

Artigo publicado na edição desta terça-feira (25), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 25/04/2023, 13:43 13:43 h | Atualizado em 25/04/2023, 13:43

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito nunca prestou contas
Robertino Batista da Silva, mais conhecido como Tininho, prefeito de Marataízes. |  Foto: Arquivo / AT

A Câmara de Marataízes, no Sul do Estado, abriu processo de cassação do mandato do prefeito Robertino Batista da Silva, mais conhecido como Tininho (sem partido), por suposto crime de responsabilidade. 

A ação é decorrente de denúncia protocolada pelo Sindicato dos Servidores do município, que acusa Tininho de ter descumprido o que prevê o Regimento Interno da Casa de Leis e também da Lei Orgânica da cidade, determinando que a prestação de contas do ano anterior de mandato do chefe do Executivo seja feita em até 60 dias do exercício vigente. 

Leia mais sobre Plenário aqui

Tininho teria ficado sem prestar contas aos parlamentares por seis anos: 2017, 2018, 2019 e 2020 do seu mandato anterior, e 2021 e 2022, do atual. 

A defesa de Tininho foi procurada, disse que ainda não teve conhecimento do processo e não comentou o assunto.


Afastamento e retorno

Em junho de 2022, o prefeito Tininho havia sido afastado da prefeitura, mas reassumiu as funções no mês de outubro por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

O chefe do Executivo municipal havia sido denunciado na Operação Salvação, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga a suspeita de crimes em contratos da área de Saúde


Sem comentários

Na 1ª sessão da Assembleia após os deputados terem aprovado para eles um tíquete alimentação de  R$ 1.829,79, de forma escondida em um projeto sobre outro assunto, os parlamentares mantiveram o silêncio. Nenhum deles – seja da direita, centro ou esquerda – comentou sobre o benefício, revelado com exclusividade no domingo pela coluna Plenário.


Romaria de Renatos

Com diferença de uma semana, o autor do clássico sertanejo “Romaria”, Renato Teixeira, por pouco não topou com outra romaria aqui no Estado: a da Penha. É que no sábado ele desembarcou em Vitória para um show em Muniz Freire. Encontrou, porém,  no aeroporto, outro Renato, o Casagrande (PSB), que chegava de compromissos em Londres.


Caiu mal

Na sessão de ontem na Câmara de Vitória, o vereador Davi Esmael (PSD) protocolou uma moção de repúdio à fala do presidente Lula (PT) em que ele se referiu a pessoas com deficiência mental como quem possui “problema de parafuso”.

A expressão foi bastante criticada por entidades ligadas à causa.

No plenário da Câmara a moção foi aprovada por maioria, inclusive com voto da vereadora Karla Coser (PT), que se desculpou pela fala do Presidente.

Leia mais

Tíquete de R$ 1.830 a deputados

Um estranho no ninho


Violência Política de Gênero no foco

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), promove a 1ª edição do Fórum de Debates sobre Enfrentamento da Violência Política de Gênero no Espírito Santo. O evento será na quinta-feira às 17 horas, no plenário do Tribunal. O encontro é a primeira ação após a assinatura, em março, do protocolo de intenções para promoção de igualdade de gênero e combate à violência política contra mulheres.


galeria

Convidada do DF

Para esta edição do Fórum foi convidada como palestrante a jurista e procuradora da República no Distrito Federal Raquel Branquinho Pimenta Mamede, que tem se dedicado a estudar a violência política de gênero contra as mulheres. A anfitriã do evento será a vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Trícia Navarro Xavier Cabral.

Ônibus Rosa

Criado pelo Judiciário capixaba, o Ônibus Rosa da Lei Maria da Penha esteve na última semana em Marechal Floriano. Lá promoveu ações de conscientização da comunidade a respeito da violência contra a mulher e ofereceu serviços de saúde, atendimento jurídico, psicossocial e cadastro de interessados em cursos para geração de renda.  

Solene sobre autismo

O vereador da Serra Igor Elson (PL) realiza amanhã na Câmara sessão solene sobre o autismo.

Leia mais

Mudança de postura

Sessões híbridas mantidas

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: