Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Precatórios de militares

Artigo publicado na edição desta quinta-feira (27), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 27/04/2023, 14:56 14:56 h | Atualizado em 27/04/2023, 14:56

Imagem ilustrativa da imagem Precatórios de militares
Quase mil militares podem receber o pagamento dos precatórios |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros (Asses) informa que iniciou com o governo as conversações jurídicas e contábeis para o pagamento dos chamados precatórios da trimestralidade de quase mil militares capixabas. Segundo a entidade, são 958 ao todo.

Tais precatórios são derivados de ações feitas por várias categorias relacionadas à Lei da Trimestralidade, que previa nos anos 1990 aumento salarial automático de três em três meses devido à hiperinflação existente na época, período anterior ao Plano Real. No caso dos militares, a correção inflacionária não teria ocorrido em três meses do primeiro ano da década.

Leia mais sobre Plenário aqui

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por sua vez, informou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o pagamento de todos  precatórios de trimestralidade continuam suspensos para a realização de novos cálculos.


Determinação expressa

A PGE explicou ainda que somente após a homologação dos novos cálculos e determinação expressa do Poder Judiciário é que o Estado efetuará os pagamentos. 

“Seja na via própria dos precatórios, seja mediante acordos com sindicatos e associações, sempre respeitando os novos parâmetros homologados”, afirmou a PGE.


Nem tudo dominado

Conforme a coluna publicou com exclusividade ontem, não está “tudo dominado”, como se pensava, quanto a aprovação do aumento de cadeiras na Câmara de Vitória de 15 para 21. Isso porque existe a possibilidade de  André Moreira (Psol) mudar o voto favorável à proposta. Para passar é preciso repetir no 2º turno, previsto para terça, o mesmo placar de 10 a 5 do 1º.


Você sabe o que é jabuti?

Sobre o jabuti que criou o auxílio-alimentação de R$ 1.829,79, revelado pela coluna Plenário no domingo, alguns deputados quase parafrasearam Zeca Pagodinho. “Nunca vi, não entendi, nem ouço falar”. Mas o papel deles não seria de pelo menos perguntar sobre a emenda que estavam aprovando?


Me dê motivos

Nos bastidores corre a informação de que a mudança de pensamento de André estaria ligada ao fato dos colegas terem derrubado tentativa dele e de outros edis em criar uma Frente Parlamentar para revogar a Previdência dos Servidores de Vitória. O vereador estaria  com isso, com o pé atrás, principalmente, com parlamentares que dizem ser contra o aumento de cadeiras no Legislativo, mas estariam fazendo isso supostamente para jogar para a plateia.

Leia mais

Mudança de postura

Sessões híbridas mantidas


Laudo mais amplo

Após o governador Renato Casagrande (PSB) sancionar lei que torna o laudo médico definitivo no transporte coletivo para autistas, um novo projeto tramita na Assembleia com o objetivo de ampliar o alcance do mesmo. 

Também de autoria do deputado Fabrício Gandini (Cidadania), a nova proposta pretende fazer com que  o laudo valha para todos os fins de comprovação do autismo nos serviços públicos fornecidos pelo Estado.


galeria

Segurança escolar

O governador Renato Casagrande lançará hoje, às 10 horas, no Palácio Anchieta, o Plano Estadual de Segurança Escolar. Ontem, ele recebeu das mãos do Sindiupes uma pauta de reivindicações. O socialista  disse que o governo está empenhado em levar mais segurança para o ambiente escolar, que é um dos pleitos. O encontro foi intermediado pelo deputado João Coser (PT). 

Rezar o terço virou lei

O Diário Oficial da União publicou, ontem, a Lei que instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado em 8 de setembro. O deputado federal capixaba Evair de Melo (PP) disse ter sido o relator do projeto de lei, que é de autoria do deputado de Minas Gerais, Eros Biondini (PL).

Presença

Novo presidente do PP capixaba, o deputado federal Da Vitória esteve presente na terça-feira na Convenção Nacional do partido, em Brasília, que reelegeu por aclamação o senador Ciro Nogueira como presidente.

Leia mais

Fiel da balança na Câmara

Prefeito nunca prestou contas

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: