“Podemos é o maior do Estado”
A frase é do deputado federal e presidente do Podemos no Espírito Santo, Gilson Daniel
A frase é do deputado federal e presidente do Podemos no Espírito Santo, Gilson Daniel, após a incorporação do PSC ao seu partido, chancelada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Ele explica, por sua vez, que não é pela quantidade de cargos eletivos que o partido tem hoje no Estado, mas pela relevância deles, somados agora aos do PSC, que migraram automaticamente. É importante lembrar, porém, que estes últimos estão livres caso decidam sair, fora da janela partidária, conforme a legislação eleitoral.
“É uma análise do tamanho de lideranças. Temos um senador (Marcos do Val), dois deputados federais (ele e Victor Linhalis), o presidente da Assembleia (Marcelo Santos), mais três deputados estaduais (incluindo Xambinho), dois prefeitos da região metropolitana (Arnaldinho Borgo e Wanderson Bueno), quatro presidentes de câmaras, duas representações no governo estadual”, disse.
Quantitativo
O Podemos no Estado com a incorporação do PSC chega agora a 5 prefeitos (1 do PSC, Guerino Balestrassi de Colatina); 6 vice-prefeitos; a 59 vereadores (16 do PSC); a 4 deputados estaduais (1 do PSC); 2 deputados federais; e 1 senador. “Todos do PSC estão convidados a continuar para construirmos o novo Podemos, como foi com o PHS”, disse Gilson.
Lista tríplice formada
O pleno do Tribunal de Justiça (TJ-ES) escolheu, nesta quinta, os nomes de três juristas para compor a lista tríplice para o preenchimento da vaga de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). São eles: os advogados Bruno José Calmon Du Pin Tristão Guzansky (25 votos), Lúcia Maria Roriz Veríssimo Portela (24) e Luciana Mattar Vilela Nemer (23).
Karla só para baixinhos
A vereadora de Vitória Karla Coser (PT) do alto de seu 1,80m – com salto chega a 1,90m, garantem – foi até uma escola do Estado e conversou com a garotada esta semana. A parlamentar foi convidada para falar sobre os desafios e dificuldades de ser mulher em todos os espaços, profissões, entrar e permanecer na política.
Fórum
Advogadas, magistradas e representantes da sociedade civil se reuniram no Fórum de Enfrentamento à Violência Política de Gênero realizado pela OAB-ES e TRE-ES, nesta quinta, na sede da Ordem. “É muito importante a realização do Fórum para que sejamos fortalecidas nos espaços em que a gente se disponha estar, e ter a força da OAB, do Judiciário nesse movimento faz com que a luta se torne mais representativa”, disse a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Leia mais
Impactos sobre o crescimento urbano
A Câmara de Vitória realizou, nesta quinta, debate sobre os patrimônios paisagísticos e seus impactos no crescimento urbano, com a presença do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado, Joubert Jantorno. A reunião foi organizada pelo vereador Davi Esmael (PSD), presidente da Comissão de Políticas Urbanas, Mobilidade, Obras e Serviços do Legislativo municipal.
Galeria
Alternativas
Segundo o colegiado de Políticas Urbanas, a intenção é construir alternativas para solucionar entraves ao crescimento da cidade e que serão levadas para a revisão do Plano Diretor Urbano (PDU). A previsão é de que as mudanças no PDU comecem a ser debatidas em julho e aprofundadas em agosto, no Encontro da Cidade, organizado pela prefeitura.
Diabetes na infância
A Câmara de Vitória realiza na segunda, às 19 horas, Audiência Pública sobre diabetes na primeira infância. O proponente é o vereador Leonardo Monjardim (Patriota).
Inscrições
O RenovaBR abriu inscrições para o curso gratuito de formação de lideranças para os que vão concorrer a prefeito ou vereador ano que vem. As inscrições vão até 28 de julho. Segundo o grupo de formação política, desde a primeira edição, 102 ex-alunos do Sudeste conseguiram se eleger.