Bloco quer discutir eleições
Artigo publicado na edição de quarta-feira (21), do jornal A Tribuna
Oito vereadores dos 17 da Câmara de Vila Velha formaram um bloco suprapartidário para discutir os rumos e as estratégias para as eleições do ano que vem no município canela-verde.
O grupo se reuniu na manhã desta terça, em uma padaria no Centro da cidade, e conforme fontes ligadas aos parlamentares, outros dois vereadores que não participaram do encontro também fariam parte do grupo. Estiveram na reunião: Devacir Rabello (PL), Fábio do Vale (Patriota), Devanir Ferreira (Republicanos), Renzo Mendes (PP), Rômulo Lacerda (PTB), Flávio Pires (Agir), Jonimar (PSC) e D’Orleans Sagais (PV).
O bloco estaria em um primeiro momento focado em estruturar uma aliança “forte e robusta”. Mais adiante, segundo os vereadores, eles irão definir quem apoiar para disputar o Poder Executivo municipal. No final do encontro, um deles disparou: “Aguardem as cenas dos próximos capítulos”.
Mais encontro
Na mesma manhã, os oito vereadores também estiveram com os demais de Vila Velha em reunião com o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos). Segundo a assessoria do deputado, foi para discutir “avanços e demandas” da cidade. Conforme a Coluna publicou na última segunda-feira, Marcelo esteve com prefeitos e vereadores do interior no fim de semana.
Trancada novamente
Assim como na sessão da última segunda-feira, foi mantido ontem, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, o pedido de vista do veto total do governo a um projeto de Vandinho Leite (PSDB). A proposta isenta templos religiosos do pagamento de taxa de esgoto. Com o pedido, a pauta permaneceu trancada e nenhum projeto foi votado.
Perto, mas longe?
O governador Renato Casagrande (PSB) e o deputado Da Vitória (PP) dividiram a sala da presidência e a mesa da Assembleia no seminário da Reforma Tributária, na última segunda-feira. Sentaram perto, se cumprimentaram, mas poucas palavras. Alguns enxergaram sinais de aproximação, outros de afastamento.
Infância
Integrantes do governo e representantes dos 78 municípios do Estado que atuam na área de Assistência Social participaram, ontem, no Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), do Seminário de Valorização da Primeira Infância Capixaba. “Políticas públicas para a primeira infância são sobre carinho, afeto, cuidado. O desenvolvimento cognitivo das crianças depende disso”, avalia o presidente da Corte de Contas, conselheiro Rodrigo Chamoun.
Pena mais dura para ataques ainda não foi pautada
O deputado federal Victor Linhalis (Podemos) conta que ainda aguarda a votação na Câmara do projeto apresentado por ele em abril e já em regime de urgência, que define os crimes de violência e terrorismo no âmbito escolar. Ele propõe punições mais severas para essas práticas como pena de até 30 anos de reclusão para quem provocar ou infundir violência ou pânico generalizado nas escolas. Um novo ataque ocorreu na segunda em uma escola do Paraná.
Galeria
Evento de contabilidade
“Crédito de Carbono: Novo Mercado e Reflexo na Contabilidade” será o tema da palestra de abertura da 24ª Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado, que ocorrerá de 5 a 7 de julho, no Sesc de Praia Formosa, em Aracruz. O evento tem como objetivo estimular o aprendizado e a troca de experiências.
Homenagem a Tiva
Sessão solene realizada na Assembleia, na noite de segunda, foi dedicada aos 60 anos da Desportiva Ferroviária. Mais de 30 pessoas foram homenageadas, entre elas ex-jogadores que fizeram parte da história do clube, como Geovani Silva, que já foi deputado e reencontrou a Assembleia. A iniciativa foi da também grená, deputada Janete de Sá (PSB).
Associação Beneficente
O vereador de Vila Velha, Joel Rangel (PTB), é o proponente da solene em homenagem aos 20 anos da Associação Beneficente da Criança e do Adolescente (Abeca), nesta quarta, às 19 horas, na Câmara do município.