Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Homem de casco duro

Confira a coluna desta sexta-feira

Eduardo Maia | 15/11/2024, 17:48 17:48 h | Atualizado em 15/11/2024, 17:48

Imagem ilustrativa da imagem Homem de casco duro
Max Mauro governou o Espírito Santo entre 1987 e 1991 |  Foto: Kadidja Fernandes/AT - 07/10/2011

Ao final da década de 1980, quando Max Mauro era governador do Estado, seus opositores, de forma pejorativa, o alcunharam de tartaruga, por, segundo eles, o então mandatário demorar para atender demandas da população capixaba. Com o limão, porém, Max Mauro conseguiu fazer limonada.

Começou a utilizar a fábula “A Lebre e a Tartaruga”. A moral dessa história é de que, com zelo e persistência, o êxito pode ser alcançado. Max também fazia o seguinte trocadilho: “A tartaruga é um animal de casco duro, ela aguenta as pancadas, mas tem o coração sensível”. Era assim que as pessoas próximas ao ex-governador o viam.

Morto ontem, quis o destino que Max Mauro fosse sepultado no dia 15 (hoje), às 15 horas, coincidentemente o número de seu MDB. Somado a isso, faz hoje exatos 38 anos que ele foi eleito governador do Estado: 15/11/1986. Nossas condolências.

Tirando leite de pedra

A preocupação de vereadores de Vitória quanto ao espaço físico para abrigar novos gabinetes continua.

Em 2025, a cidade, que conta com 15 parlamentares, terá 21. Entretanto, ainda não se sabe como os novos gabinetes serão anexados. As informações são de que o presidente, Leandro Piquet (PP), tenta tirar leite de pedra para resolver o assunto.

Diferenças para trás

O deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), que esteve no palanque de Diego Libardi (Rep) na campanha à Prefeitura de Cachoeiro, se encontrou com o prefeito eleito Theodorico Ferraço (PP). “Momento de alinharmos cada vez mais as ideias”. As diferenças, ao que parece, ficaram para trás. Libardi e Ferraço, porém, seguem sem conversar após o pleito.

“É isso aí, vamos lá macaca”

A campanha ao governo em 1986 protagonizada por Max Mauro está presente até hoje no imaginário de eleitores capixabas. Era o jingle da “macaca”, pois era uma junção de apoio a Max, Camilo Cola e Gerson Camata, os dois últimos ao Senado. “É isso aí, vamos lá macaca”. Fez história.

Novos nomes

Após ter anunciado a professora Rosinéia Bergamaschi como futura secretária de Educação de Linhares, o prefeito eleito da cidade, Lucas Scaramussa (Podemos), promete revelar mais nomes a partir da próxima terça-feira. Um dos nomes, segundo Plenário apurou, será o do vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União). Especialista em Gestão do Agronegócio, era diretor-presidente do Incaper. Indicativo para a área que pode assumir.

Casagrande faz balanço positivo no Azerbaijão

O governador Renato Casagrande (PSB) encerrou ontem a participação na conferência sobre mudanças climáticas no Azerbaijão. Em vídeo, destacou que o balanço do evento foi positivo.

“Anunciamos financiamento para os municípios fazerem seus planos de adaptação climática, fizemos anúncio de que o Fundo Soberano vai ser para fazer transição energética no Estado”, ressaltou o mandatário capixaba.

Se fizeram presentes

Diversas autoridades políticas do presente e do passado estiveram presentes ontem no velório de Max Mauro, na Assembleia Legislativa. O ex-governador José Ignácio Ferreira e o ex-deputado José Carlos Gratz marcaram presença.

Já pensa no futuro

O governador em exercício, Ricardo Ferraço (MDB), esteve com o vereador mais votado de Cariacica, Fernando Santório (PP). Há quem diga que o progressista, que mal estreou na política, já pretende alçar voos maiores nos próximos anos.

Legislativo transparente

A Assembleia do Estado é a mais transparente do Brasil. É o que aponta o levantamento do Radar da Transparência Pública. Os dados são organizados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com outras instituições. No ranking das Casa, o Parlamento capixaba alcançou a nota máxima, atingindo 100% no índice de transparência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: