Alianças do momento em vão?
Confira a coluna
Mesmo faltando praticamente dois anos para a próxima eleição, quando serão eleitos governadores, senadores e deputados federais e estaduais, diversos grupos políticos no Estado já têm se movimentado, aumentando suas alianças ou até mesmo buscando novos parceiros políticos.
Entretanto, tudo isso pode ser em vão, por conta de um detalhe: novas federações partidárias. Em Brasília, siglas já têm se articulado sobre esse assunto e, caso essas novas federações sejam de fato aprovadas, o tabuleiro político não somente capixaba, mas do Brasil, sofrerá profundas mudanças.
O PSB aprovou abertura de diálogo com PDT e Cidadania para a formação de federação, que começaria a valer em 2026. O PSDB, por sua vez, já anunciou que terá reuniões com o Solidariedade e PDT. No Estado, como exemplo, os tucanos e o PDT já estiveram juntos no 2º turno da Serra.
Direita também de olho
Outra possibilidade é a federação entre PP e Republicanos, dois dos maiores partidos no Congresso. No Estado, em algumas cidades, as siglas caminham juntas. O PP, porém, faz parte da base de Casagrande (PSB), mas interlocutores indagam até quando será desta forma. Cabe lembrar que o Rep tem projeto alternativo ao do governador do Estado.
Cautela sobre 6x1
A maioria dos deputados federais do Espírito Santo está encarando a PEC da escala 6x1 de forma cautelosa. Sob anonimato, alguns afirmaram que a proposta é boa, mas que o projeto em si precisa ser aprimorado, e ainda vão pensar sobre assinaturas. Até o momento, Jack Rocha (PT) e Helder Salomão (PT) se manifestaram favoráveis ao texto.
Sir. Paul “pocava” há 10 anos
“Este show vai pocar”. Foi assim que há 10 anos, em 2014, Sir. Paul Mccartney, ex-Beatle, abria seu show no Estádio Kleber Andrade. Para comemorar a data, o governador Casagrande (PSB) publicou foto com o astro e com a primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande. “Show inesquecível”, disse.
Sonho antigo
O prefeito reeleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), tem afirmado que o desejo dele é disputar o Senado em 2026. Como Plenário já publicou, esse é um sonho antigo do veterano.
“Sou companheiro do Ricardo (MDB) e de Casagrande e estaremos juntos no mesmo grupo. A única candidatura que me interessa, nessa altura da vida, é para o Senado”.Qualquer movimento, porém, deve depender da indicação de Casagrande.
Decisão em Vila Velha apenas em dezembro
Vereadores que estiveram com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (Podemos), confirmaram que o mandatário indicou que só vai opinar sobre a escolha do novo presidente da câmara canela-verde em meados de dezembro.
Além disso, interlocutores apontam que o prefeito, vice-prefeito Cael Linhalis (PSB) ou outras lideranças no entorno de Arnaldinho também não declararam apoio a nenhum dos quatro nomes que estão na disputa.
GALERIA
Relator do orçamento
Pelo 2º ano consecutivo, o deputado Tyago Hoffmann (PSB), será o relator do orçamento do Estado para 2025. Cabe lembrar que o parlamentar é o presidente da Comissão de Finanças e vice-líder de governo.
Atlas das mulheres
Acontece amanhã no Conselho Regional de Contabilidade o lançamento do Atlas das Mulheres, plataforma que pretende impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas que atendam ao público feminino.
De volta à assembleia
A mulher de Julio da Fetaes (PT) volta a ocupar cargo na Assembleia. O nome de Luciana de Souza Mendel foi publicado. Ela já era servidora, mas quando Julio tomou posse, substituindo Coser (PT), foi exonerada. Agora, retorna às atividades.
Lançamento de biografia
Será lançada hoje em Barra de São Francisco a biografia autorizada “O Obstinado”, que conta a história de Enivaldo dos Anjos. José Caldas da Costa é o autor da obra.