Grupo já tem maioria no Sul
Confira a coluna de sábado (28)
Já existe um grupo que possui maioria na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim para eleger o novo presidente. Ao menos 13 vereadores apoiam Alexandre Maitan (União). Maitan já foi, inclusive, candidato a vice-prefeito na chapa de Theodorico Ferraço (PP) nas eleições de 2008.
Em contrapartida, há também um grupo com cerca de cinco vereadores liderado por nomes do PSDB e PDT que desejam fazer frente ao grupo de Maitan. Nos bastidores, Ferraço tem tentado unir os dois grupos, buscando consenso. No começo da próxima semana, Ferraço e o vice-prefeito eleito, Júnior Corrêa (Novo), devem se encontrar com todos os parlamentares eleitos para uma conversa final.
A expectativa do veterano, que vai para seu 5º mandato frente à Prefeitura de Cachoeiro, é de que haja consenso e, desta forma, seja protocolada chapa única.
Nome confirmado
A volta do ex-governador Paulo Hartung (sem partido) à política foi confirmada pelo presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos. Ele disse com exclusividade à coluna que Hartung chegará ao partido para fortalecer a sigla e também no intuito de atrair mais nomes. Expectativa também que dispute algum cargo nas eleições de 2026.
Influência de Kassab
Segundo Renzo, a chegada de Hartung tem influência direta do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. “A conversa foi feita com Kassab, mas o presidente nacional me ligou e também alinhamos. A filiação do ex-governador deve acontecer em meados de janeiro”, disse o presidente estadual do PSD, além de prefeito eleito de Colatina.
Craque no vôlei de praia
O governador Renato Casagrande (PSB), conhecido por ser entusiasta de esportes, aproveitando inauguração de obras em Ponto Belo, fez questão de “testar” a quadra de vôlei de praia. Fez dupla com o deputado Tyago Hoffmann (PSB), contra a secretária de Governo, Emanuela Pedroso.
Chapa única
Os vereadores de Linhares, ao que tudo indica, devem protocolar somente uma chapa para a eleição da Mesa Diretora. O grupo do vereador Roninho (Podemos) já tem maioria, 12 dos 17 parlamentares.
Composição deve ser a seguinte: Roninho, presidente; Yupi Silva (PSB), vice-presidente; Professora Kelley Bonicenha (PSDB), 1ª secretária; e Sargento Romanha (PL), 2º secretário. Roninho espera, ainda, atrair os cinco vereadores restantes.
Turbulências em transição de governo em Muqui
Depois de Guaçuí ter passado pelo mesmo impasse, agora a Justiça determinou que a equipe de transição do atual prefeito de Muqui, Hélio Carlos Ribeiro (PSB), facilite o acesso às informações por parte da equipe do prefeito eleito, Sergio Luiz Anequim (PL), conhecido como Camarão.
A decisão, assinada pela juíza Graciela de Rezende Henriquez ressalta que caso a determinação seja descumprida, haverá multa diária de R$ 10 mil.
Galeria
Investimentos
Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) comunicou que investiu R$ 45 milhões em Tecnologia da Informação durante 2024. Os projetos envolvem, dentre outros, soluções de Inteligência Artificial, de segurança da informação e desempenho de rede.
Resultados da segurança
Governador Renato Casagrande (PSB) vai anunciar na segunda-feira os resultados obtidos pela Segurança Pública em 2024. Estará junto ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), a cúpula da Segurança Pública, além dos chefes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.
Contas aprovadas
Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) emitiu parecer prévio pela aprovação da prestação de contas anual de três prefeituras: Domingos Martins, Rio Bananal, e Laranja da Terra. Esta última, foi aprovada com ressalvas. Pareceres serão enviados às câmaras municipais respectivas.