Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Mudanças em siglas para 2025

Leia a coluna desta quinta-feira (26)

Eduardo Maia | 26/12/2024, 15:04 h | Atualizado em 26/12/2024, 15:04

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças em siglas para 2025
Eduardo Maia

Depois das eleições municipais 2024, os partidos têm feito balanços internos para entender o que foi positivo e negativo durante o pleito eleitoral. Alguns, inclusive, pretendem realizar mudanças em 2025, incluindo até possibilidade de expulsar filiados.

Por meio de nota oficial, o PL Espírito Santo, por exemplo, reafirmou que sua liderança e direção estão firmes, destacando o trabalho feito em 2024 e os planos para 2026, e que o partido possui rumo claro e definido, com quadro de lideranças preparadas para os desafios das próximas disputas eleitorais.

“A resolução nacional que entrará em vigor a partir de janeiro será um marco para consolidar o alinhamento interno do partido. Aqueles que abandonaram a legenda (em 2024) para apoiar candidatos fora da sigla terão prazos estipulados pela nacional para se retirarem ou, em última instância, serão passíveis de expulsão”, disse um trecho da nota.

Apoio de Valdemar

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ao lado do senador Magno Malta, faz um alerta sobre tentativas externas de desestabilização. “Estamos atentos aos movimentos daqueles que tentam criar problemas ou se aproveitar da situação. Não será fácil bagunçar o correto, pois estamos de olhos abertos e sabemos exatamente o que está em jogo”, afirmou.

Problemas em 2024

2024 foi o ano em que filiados do PL tiveram embates com o partido, por desejarem apoiar nomes que concorreram por outras siglas no processo eleitoral. Um deles, por exemplo, foi o ex-deputado Carlos Manato, que na Serra apoiou Audifax Barcelos (PP), ao invés do candidato da sigla, Igor Elson. Nos bastidores, a atitude não agradou à alta cúpula.

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças em siglas para 2025
|  Foto: Redes Sociais

Bicicleta no “hospital”

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) é conhecido por sua paixão pelas bicicletas. Entretanto, a sua “branquinha”, como ele chama, de 16 anos, quebrou. “Está no hospital, colocamos caixa de som para andar pela cidade levando mensagem de Natal, mas vamos improvisar outra coisa”, disse.

Já no esquenta

Apesar de admitirem que o foco das conversas sobre a Mesa Diretora da Assembleia será só em janeiro, já há deputado que diz que os movimentos têm se intensificado. Alguns apontam que o presidente Marcelo Santos (União) já teria cerca de 20 deputados apalavrados em o apoiarem na recondução ao cargo, incluindo nomes do PL. A atuação de Marcelo no episódio da prisão de Assumção (PL), por exemplo, teria feito o presidente ganhar mais prestígio com os bolsonaristas.

Ex-governador pode voltar para política

O ex-governador do Estado Paulo Hartung (sem partido) pode estar perto de voltar à política. Para isso, nos bastidores, poderia se filiar ao PSD, partido presidido nacionalmente por Gilberto Kassab e, no Estado, pelo prefeito eleito de Colatina, Renzo Vasconcelos. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A última vez que Hartung participou de um processo eleitoral foi em 2014, quando ganhou o governo do Estado. Deixou o cargo em janeiro de 2019.

Galeria

Moral colatinense

Durante evento na última semana em Colatina, o governador Renato Casagrande (PSB) ressaltou que a cidade vai ter papel fundamental na decisão do futuro político do Estado no processo eleitoral de 2026. Chama atenção que o deputado federal Da Vitória (PP), natural de Colatina, estava no evento. Tem sido cotado para disputar o Senado ou governo.

Transição conturbada

O período de mudança de governos em Guaçuí tem sido marcado por desavenças. O juiz Eduardo Geraldo de Matos determinou que as informações da atual gestão, do prefeito Marcos Luiz Jauhar (Podemos), passe todas as informações solicitadas pela equipe de transição do prefeito eleito, Vagner Rodrigues (PP), sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

Deputado escritor

Deputado federal Helder Salomão (PT) lança amanhã seu oitavo livro, chamado Tempo de Colher. Lançamento em Bela Aurora, Cariacica, no Espaço Turma da Mônica, às 18h30.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: