Grandes centros no foco do PP
Artigo publicado na edição de segunda-feira (26), do jornal A Tribuna
O PP iniciou no fim de semana uma série de 10 encontros que está fazendo em microrregiões do Estado já visando as eleições de 2023. O pontapé inicial foi na quinta-feira em São Mateus. O segundo evento em Barra de São Francisco, na sexta; e no sábado foi a vez de Colatina.
O partido, que hoje tem 12 prefeitos, seis vices-prefeitos e 68 vereadores, pretende reeleger quem já está no mandato, manter a estrutura nas cidades dos prefeitos que estão na segunda gestão, além de expandir o leque para grandes centros.
“Vamos tentar também fazer prefeitos na Grande Vitória, porque não temos um sequer na região metropolitana, e chegar a prefeituras em grandes centros como Cachoeiro, Linhares, São Mateus e outros grandes colégios”, explicou o secretário-geral do PP no Estado, Marcos Delmaestro, que também é presidente do partido na capital capixaba.
Destino republicano
Com a incorporação do PSC ao Podemos, o presidente da primeira agremiação Reginaldo Almeida deverá migrar para o Republicanos. “Tomei minha decisão de não permanecer e estou conversando com o Republicanos”, disse ele, afirmando que não tem planos para o pleito do ano que vem, mas para 2026, quando deverá ser candidato a deputado estadual.
Santa Maria
O governador Renato Casagrande (PSB), esteve na manhã de sexta-feira em Santa Maria de Jetibá, onde foi entregue a nova Ciretran do município, além do novo sistema de captação de água do rio Santa Maria da Vitória. A agenda oficial contou ainda com visitas aos Bombeiros Voluntários e ao Hospital Evangélico daquela cidade.
Entende ou não entende?
Em foto sobre evento palaciano em um campo de Futebol Sete em Itarana, o líder governista na Assembleia, deputado Dary Pagung (PSB), até armou um chute de quem entende. O gol não é mostrado na imagem, mas ele garante que anotou. “Nunca perdi um pênalti em toda minha carreira”. O chute porém foi dado da marca do meio de campo.
Segurança
O Plano Estadual de Segurança Escolar foi tema de audiência pública recente da Comissão de Educação da Assembleia, na Câmara de Irupi, no Caparaó.
Participaram representantes das secretarias estaduais de Educação e de Segurança, e dos poderes Legislativo e Executivo de municípios do entorno.
Lançado em abril pelo governo do Estado, o plano busca prevenir e combater ocorrências de violência nas unidades de ensino.
Leia mais
Diabetes na infância é tema de Audiência Pública
A Câmara de Vitória realiza, nesta segunda, às 19 horas, audiência pública sobre diabetes na primeira infância. A data escolhida pelo proponente, vereador Leonardo Monjardim (Patriota), foi por conta da celebração do Dia Nacional do Diabetes. O encontro é aberto ao público e contará com a presença de Juliana Peixoto presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, de Lorena Bucher coordenadora da Associação de Diabéticos e Christine Rolke do movimento Mãe Pâncreas.
Galeria
Idosos
O Ministério Público do Estado (MP-ES), por meio do promotor de Justiça Lélio Marcarini, participou do 1º Fórum da Pessoa Idosa, realizado na última semana, na Câmara de Nova Venécia. O evento teve o objetivo de debater os direitos e as políticas públicas para a pessoa idosa, os tipos de violência e os mecanismos de defesa para a terceira idade.
Políticas sobre drogas
A Câmara de Guarapari realizará, nesta segunda, às 15 horas, reunião da Comissão de Políticas sobre Drogas em alusão à semana de prevenção, conscientização e combate a elas.
Doação de cabelos
Projeto aprovado na Câmara de Vila Velha instituiu a campanha de incentivo à doação de cabelo a pessoas com câncer, que será realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro. A matéria do vereador Flávio Pires (Agir) visa conscientizar sobre a doação de cabelos na recuperação da autoestima de pacientes.