Dúvidas pairam na federação
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Dois encontros praticamente no mesmo horário em Brasília sinalizaram vários detalhes ao mercado políticos capixaba. Um envolveu reunião entre Da Vitória (PP) e Arnaldinho Borgo (sem partido) com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Comunicaram que, em breve, o prefeito será filiado.
Outra reunião foi entre o presidente da Ales, Marcelo Santos (União), com o presidente nacional do União, Antonio de Rueda. Ele e Ciro, juntos, presidem o União-Progressista (UP).
“Estive com Rueda para tratar da filiação de Euclério (MDB), com garantia de legenda para ele disputar o Senado, e da chegada de Messias Donato (Rep)”, escreveu Marcelo. Texto expõe diferenças: enquanto Da Vitória quer trazer Arnaldinho para que ele se viabilize candidato ao governo, Marcelo deixa claro que está mais alinhado com Ricardo Ferraço (MDB), já que Euclério e Donato caminharão com o emedebista.
Detalhe de fora...
Chama atenção, porém, que Marcelo citou todos os pré-requisitos que Euclério pediu que fossem cumpridos para ele se filiar ao União, exceto um: que a federação anunciasse apoio ao projeto encabeçado pelo governador Casagrande (PSB). Cabe destacar que, no Estado, o presidente é Da Vitória, e essa decisão depende dele e também de Ciro.
Preocupação à vista
Considerando que ainda há muita água para passar debaixo da ponte, a preço de hoje a federação teria nomes como Josias Da Vitória, Evair de Melo e Marcelo Santos para disputar vaga à Câmara Federal, com possíveis chegadas de Victor Linhalis (Pode) e Messias Donato (Rep). Dúvida que surge no mercado: há espaço para todos?
Yoga para se preparar
Presidente da Câmara de Guarapari, vereadora Sabrina Astori (PSB) tem apostado cada vez mais nas técnicas de yoga para seu dia a dia. Exercícios ajudam a relaxar e a melhorar o preparo físico. Nos bastidores, vai precisar, já que pretende ser candidata a deputada estadual em 2026.
Manifestações
Após as informações de que o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (PP), desistiu de mudar a sede da Casa para o Centro, por conta de imbróglios envolvendo a Caixa Econômica — dona do imóvel —, comerciantes do Centro disseram à coluna que pretendem organizar manifestações.
Protestos serão em frente ao Edifício Castelo Branco e demais agências bancárias da Caixa no Centro. Discussões, nos bastidores, podem não ter acabado.
PSD pode decidir tomar outros rumos
Durante entrevista à coluna, o deputado estadual Sergio Meneguelli (Rep), que busca legenda para disputar o Senado, contou que, além de o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), ter prometido que, se depender dele, ele terá espaço no PSD, observou a mesma vontade vinda do ex-governador Paulo Hartung (PSD). “Disse que, a preço de hoje, não é candidato, mas se decidir ser, o PSD pode ter a minha candidatura e a dele ao Senado”, ressaltou
Galeria
Apoio selado
Prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP) recebeu Euclério Sampaio para almoço, e definiu que ele e seu grupo vão apoiá-lo ao Senado. Encontro reuniu diversos prefeitos do Sul, além de deputados. Mais um sinal que demonstra que Euclério e Ricardo — e consequentemente governo do Estado — seguem alinhados.
Multa para ocupações
Prefeito Lorenzo Pazolini (Rep) sanciona nesta quinta-feira (2) lei que estabelece multa e sanções administrativas a quem ocupar propriedade pública ou privada. Texto é do vereador Armandinho (PL).
Trem no trilho?
Dobradinha entre deputados Gilson Daniel (Pode) e Gandini (PSD) fortaleceu a pauta do Trem das Montanhas em Brasília. Em agendas na ANTT e no Ministério dos Transportes, com os prefeitos Wanderson Bueno (Pode) e Lidiney Gobbi (PP), receberam sinal verde para acelerar a devolução da Ferrovia Leopoldina e viabilizar a retomada turística do trem após 12 anos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



