Colatina lidera ranking
Coluna publicada na edição desta segunda feira do jornal A Tribuna
O Ranking Capixaba de Transparência Pública foi divulgado na última semana, avaliando os portais de transparência e sites oficiais das 78 prefeituras do Estado, e o município de Colatina foi eleito como o “mais transparente” do Espírito Santo.
O documento tem como meta estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e desenvolver o controle social e foi organizado pela ONG Transparência Capixaba.
O nível de transparência no Estado, segundo o estudo, está abaixo do esperado. A regulamentação de diversas leis de proteção de dados pessoais, conflito de interesses e proteção do denunciante em casos de corrupção é atendida por menos de 32% dos municípios, em média. Além de Colatina, completam o “top 5 da transparência” os municípios de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Afonso Cláudio e João Neiva.
bate-boca virtual...
O senador Marcos do Val (Podemos) e o ex-deputado Sérgio Majeski (PSDB) trocaram farpas nas redes sociais. Começou quando Majeski disse, em publicação no Instagram sobre notícia em que Do Val admitia ter forjado uma história para blindar Jair Bolsonaro (PL) do ministro do STF Alexandre de Moraes, que o senador “vale mesmo que uma nota de R$ 3”.
...e torcida por cassação
Do Val respondeu acusando Majeski de “perder a eleição e ir para os braços do inimigo”, em referência a Majeski ter assumido um cargo no Instituto Jones Santos Neves após ter criticado o governo nos últimos quatro anos. Majeski rebateu dizendo que ocupou o cargo por competência e afirmou esperar que Do Val fosse cassado após suas falas recente.
Cuidando da propriedade
O deputado estadual Adilson Espíndula (PDT) aproveitou a última sexta-feira para cuidar da sua propriedade. Ele publicou vídeo plantando algumas mudas de cacau em seu sítio. “Tenho muito orgulho de ser produtor rural, de lidar com a roça, de produzir alimentos”, disse, na publicação.
Leia mais
Protocolaço
Durante março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o mandato da deputada estadual Camila Valadão (Psol) se debruçou na produção de diversas proposições legislativas de fortalecimento das políticas públicas para as capixabas, em um “protocolaço”.
Foram elaboradas e protocoladas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo 11 propostas, sendo seis Projetos de Lei, três Indica e dois Requerimentos de Informação.
Mentiras e maldades não me abalam, diz Carreiro
O vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro (União), afirmou em suas redes sociais que “não se deixará abalar” por “ataques” contra ele. A fala ocorre logo após o PSC tê-lo denunciado à Justiça Eleitoral, acusando-o de cometer fraude na prestação de contas eleitoral. “Foi uma fala sobre todos os ataques que venho sofrendo, incluindo este, por estar me posicionando sobre os problemas e por estar lutando por um serviço melhor”, afirmou.
Proibir plantio de árvore
Projeto do vereador Leonardo Monjardim (Patriota) quer proibir a produção de mudas e o plantio de árvores da espécie Spathodea Campanulata Espatódea, também conhecida como Espatódea ou Bisnagueira, por conta da flores tóxicas desta espécie que são prejudiciais a beija-flores e abelhas.
galeria
Representou
A juíza substituta pela classe dos juristas, Luciana Mattar Vilela Nemer, representou o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) no III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais, que foi realizado em Brasília.
Encontro em colatina
Em agenda em Colatina, o deputado Danilo Bahiense (PL) ouviu os conselheiros tutelares do municípios sobre as necessidades dos conselheiros da região Noroeste, e também dialogou com o prefeito do município Guerino Balestrassi sobre as necessidades do município na área da segurança pública.
Leia mais