Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Clima esquenta em Cachoeiro

Edição publicada no jornal A Tribuna do dia 11 de maio

Eduardo Maia | 13/05/2024, 16:16 16:16 h | Atualizado em 13/05/2024, 16:16

Imagem ilustrativa da imagem Clima esquenta em Cachoeiro
Vista de Cachoeiro de Itapemirim |  Foto: Arquivo / AT

Após meses de articulações entre atores políticos de centro-direita em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, o chamado “grupo dos três”, envolvendo o ex-secretário de Cidadania de Vitória, Diego Libardi (Republicanos) e os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União) bateram o martelo em torno de um nome.

Como Plenário já havia publicado, Libardi já tinha certa vantagem sobre os dois e foi escolhido para disputar na Capital Secreta.

Com a definição, o partido presidido pelo ex-presidente da Assembleia, Erick Musso, dá mais indícios de fortalecimento. O Republicanos terá ao menos sete candidaturas consideradas expressivas em cidades-chave: Vitória, Serra, Guarapari, Cachoeiro, Aracruz, Linhares e São Mateus, com a expectativa de Colatina, já que o ex-prefeito e deputado estadual, Sergio Meneguelli (Republicanos) ainda considera disputar.

Como fica agora?

O deputado Allan (Podemos) já manifestou que quer apoiar seu companheiro de grupo, Libardi (Republicanos). No entanto, o presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, disse que poderá não ser bem assim. Ele vai conversar com Allan sobre articulações. Uma coisa é certa: Gilson não quer que o Podemos caminhe contra o governador em nenhum local.

Nomes e sucessão

Neste caso, o Podemos apoiaria em Cachoeiro a secretária de Obras, Lorena Vasques (PSB), que tem sido “trabalhada” pelo atual prefeito, Victor Coelho (PSB), como sua sucessora. Ainda, a cidade tem o deputado Theodorico Ferraço (PP), que já disse que pode disputar; além do ex-prefeito, Carlos Casteglione (PT) e o vereador Léo Camargo (PL).

Com o tucano

O presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira (PSB) está participando da coordenação do plano de governo do pré-candidato à Prefeitura de Vitória, Luiz Paulo (PSDB).

Plenário chegou a publicar que o nome de Lira é ventilado como possibilidade de compor a vice de Luiz Paulo, porém, o ex-prefeito pode preferir, segundo interlocutores, um nome mais à direita, como de partidos como o Podemos, por exemplo.

Homenagem aos imigrantes

O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), aproveitou o período de homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil e publicou foto ao lado do ex-governador, Gerson Camata, que era descendente. “A criação do Dia da Imigração Italiana foi a partir de uma lei de Camata”, celebrou Marcelo.

PT lança nome na Serra hoje

A partir das 9 horas de hoje, o PT da Serra terá oficialmente pré-candidato para o Executivo municipal. O ex-deputado e ex-vereador, Professor Roberto Carlos será anunciado como opção do PT na disputa serrana. Cabe lembrar que a escolha do nome dele foi feita após muito diálogo, assim como em Vila Velha. Na Serra, além de Roberto Carlos, a vereadora Elcimara Loureiro (PT) também tentou se viabilizar, mas ficou decidido que ela tentará se reeleger.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

GALERIA

Capacitação

Acontece hoje em Vitória o evento “Capacita 11”, às 8h30, promovido pelo PP. A ideia, segundo o presidente da sigla em Vitória, Marcos Delmaestro é capacitar os pré-candidatos e todos os envolvidos do partido no processo eleitoral deste ano.

Nome do Psol

O anúncio foi feito durante evento envolvendo as centrais sindicais.

Planejamento

Hoje, em Cariacica, o vereador André Lopes (PSB) reúne equipe para avaliação do mapa eleitoral. O objetivo é saber como foram distribuídos os votos na última eleição e onde poderá avançar.

Contas aprovadas

A Câmara de Vitória aprovou a Prestação de Contas de 2021 da Prefeitura de Vitória, no mandato do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A votação dos vereadores considerou o que foi relatado nos documentos encaminhados pelo TCE-ES.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: