Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Tucano será o nome definitivo

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (10)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 10/05/2024, 11:05 11:05 h | Atualizado em 10/05/2024, 11:13

Imagem ilustrativa da imagem Tucano será o nome definitivo
Luiz Paulo (PSDB) deve ser o candidato de centro nas eleições municipais em Vitória |  Foto: Leone Iglesias / AT

Após o recuo do deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) na disputa pela Prefeitura de Vitória no pleito de outubro, interlocutores do chamado “grupo do centro”, formado por Hoffmann, pelo ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo (PSDB) e pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) já teria a definição.

Ao ponto em que Gandini, desde que anunciou a parceria, não se movimentou tanto em favor de ser o candidato escolhido, Luiz Paulo fez o contrário, se colocando no tabuleiro desde cedo. O tucano, portanto, deve representar o centro.

Cabe lembrar que existe, nos bastidores, chance de o ex-deputado Sergio Majeski (PDT) se juntar ao grupo, algo que não foi confirmado por ele e nem pelo partido. A partir de agora, a tendência é de que os nomes comecem a afunilar e mais alguns pré-candidatos retirem seus nomes da corrida eleitoral. Hoffmann, nos corredores, teria sido só o primeiro a tomar a atitude.

O futuro de Hoffmann

Como publicado por Plenário em primeira mão, o recuo de Hoffmann se deu após conversas com o governador Renato Casagrande (PSB), que o teria convencido a representar o governo em um “projeto estadual”.

Nos bastidores, circula fortemente o rumor de que Hoffmann poderia, após as eleições, assumir novamente uma secretaria estadual.

Caminho do PSB

Em nota, o PSB de Vitória disse que respeitou a decisão de Hoffmann ao retirar o nome e que o partido “verá a melhor forma de derrotar a atual gestão”. Nos corredores, haveria a chance de a ex-vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB) compor vice com João Coser (PT). No entanto, a maior probabilidade atual é de que o PSB apoie Luiz Paulo.

Deputado nas alturas

O líder da bancada capixaba no Congresso e presidente do PP, Da Vitória (PP), publicou foto que flagra uma de suas atividades preferidas: esportes radicais. Em questão, salto de paraquedas. Da Vitória é conhecido por ser um dos deputados mais apaixonados por esportes da bancada.

Apoiado

Aproveitando evento de prestação de contas nesta semana, o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) aproveitou para fomentar sua disputa à Prefeitura da Serra. O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), esteve no local.

Ele é ferrenho apoiador de Muribeca. Já há algum tempo, o pré-candidato vinha trabalhando o nome para o pleito. A campanha dele será uma das maiores prioridades do Republicanos no Estado.

Deputados aprovam reajuste para o Judiciário

Os deputados aprovaram projeto de lei do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) que concede reajuste de 4,5% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas do Poder Judiciário. Valerá a partir deste mês.

Segundo mensagem assinada pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, a repercussão orçamentária para este ano será de R$ 20.700.000. “Há saldo financeiro aprovado para a despesa”, disse o presidente.


Galeria

Carne e unha

Estão circulando juntos pelas ruas de Vitória o ex-vice-governador César Colnago (MDB) e o vereador Armandinho (PL). Colnago endossa e apoia o vereador, que irá concorrer no pleito de outubro.

Enquanto isso...

O presidente do Republicanos, Erick Musso, se encontrou com lideranças do PP para alinhamentos políticos. Mais um indício, nos bastidores, da aproximação entre o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) com a cúpula do PP, que desejaria indicar vice para compor chapa com Pazolini.

Planejamento

A Prefeitura da Serra lançou planejamento estratégico da cidade, em parceria com a Associação de Empresários do município (Ases) e o Instituto Jones Santos Neves, que estabelece diretrizes para o funcionamento do município para os próximos vinte anos. Terá como coordenador o pré-candidato à prefeitura e sucessor de Vidigal (PDT), Weverson Meireles (PDT).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: