Bloco da direita para 2026
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
“Agora é questão de sobrevivência, ou há união, ou não vamos conseguir nada”. A frase dita à coluna vem de uma das maiores lideranças do PL na Grande Vitória, e surge após o evento bolsonarista do último domingo (20), que, segundo os organizadores, reuniu cerca de duas mil pessoas.
Convocado pelo senador Magno Malta (PL), o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, não somente acenou ao senador, mas parece que, a preço de hoje, está inserido no projeto envolvendo o PL para as eleições do ano que vem.
“A nossa unidade, a nossa união, Magno e povo capixaba, é o que dará com certeza absoluta bons frutos para o Espírito Santo. Agradeço ao senador pelo convite. Em solo capixaba nós seremos intransigentes com a esquerda”, afirmou o republicano.
Embora Erick estivesse presente, alguns bolsonaristas, nos bastidores, apontaram a ausência do prefeito Pazolini (Rep).
Cenário agora é outro
Magno e Erick se aproximaram nos últimos meses. Até ano passado, a relação dos dois era conflituosa, e isso foi visto nas urnas, quando PL e Republicanos caminharam separados. Agora, a estratégia dos dois é de união. Republicanos quer que PL apoie Lorenzo Pazolini ao governo, enquanto o PL pode pedir apoio a Maguinha Malta (PL) ao Senado.
Dança das cadeiras
Mais mudanças estão previstas para acontecer no secretariado da Serra nos próximos dias. Segundo apurou a coluna, o secretário municipal de Saúde, Diogo Cosme, deixará a pasta. Cabe ressaltar que ele assumiu a secretaria em março deste ano, no lugar de Fernanda Coimbra, que foi para Assistência Social. Ela, inclusive, pode retornar à Saúde.
Grupo unidos pelo cuscuz
Aproveitando a inauguração da Praça Hugo Viola, em Jardim América, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) parou na casa de uma moradora para apreciar cuscuz. Fez questão de chamar Casagrande (PSB), Euclério (MDB) e Marcelo Santos (Uniao). “Eu falei que eu vinha”, brincou Ricardo.
Preocupação
O processo envolvendo possível caso de fraude à cota de gênero em Guarapari apreciado na última segunda-feira (21) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) será analisado com cautela. Foi feito um pedido de vistas.
O caso envolve a chapa do DC, que elegeu o vereador Leandro Inácio. Se entenderem que houve fraude, há perigo de Inácio ser o segundo vereador com mandato cassado em Guarapari somente nesta legislatura, que iniciou em janeiro passado.
Lula aprova curso de Medicina em São Mateus
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar nesta terça-feira (22), às 16h30, a portaria que oficializa a criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de São Mateus. Governador Renato Casagrande (PSB) e o senador Fabiano Contarato (PT) vão acompanhar a solenidade de perto.
Anúncio já havia sido feito por Lula durante a última visita presidencial ao Espírito Santo, há cerca de duas semanas.
Galeria
Liberado para sair
Vereador de Cariacica Sergio Camilo não faz mais parte do União Brasil. Foi liberado na segunda-feira (21) pelo TRE-ES a sair do partido por unanimidade. Conforme Plenário antecipou, ele, vereador Lei e o secretário Edgar do Esporte pediram desfiliação da sigla. Nos bastidores, teria sido por influência do prefeito Euclério Sampaio (MDB), embora tenham negado quando conversaram com a coluna.
Assinatura em breve
Expectativa na Câmara de Vitória é de que a assinatura da Caixa Econômica Federal aconteça nos próximos 30 dias sobre o uso do prédio no centro de Vitória, que será o novo endereço da Câmara. A partir disso, será possível fazer as obras no imóvel.
Saiu exoneração
Foi publicada no Diário Oficial a exoneração de Sergio Vidigal (PDT), que oficialmente deixa de ser secretário de Estado de Desenvolvimento. Em paralelo, houve a nomeação de Rogério Salume para ocupar o espaço deixado pelo pedetista.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



