Presidentes juntos no discurso
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Após o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), ter saído em defesa dos deputados estaduais, criticando recentes movimentos de alguns secretários de Estado, que segundo ele estariam antecipando o processo eleitoral, foi a vez do presidente do Progressistas e coordenador da bancada capixaba, Josias Da Vitória, fazer as cobranças.
Em declaração à coluna, Da Vitória ressaltou sua parceria com o governo do Estado, mas relembrou aos secretários que a eleição só acontece em outubro do ano que vem.
“Tem secretário que subiu no palanque mais de um ano antes da eleição. Que está usando secretaria para fazer campanha. Sou parceiro do governo, o nosso partido está ajudando a governar o Espírito Santo, mas não podemos aceitar essa postura de quem tem a função de cuidar da população”, ressaltou o deputado federal.
Alerta ao governo
Ainda de acordo com Da Vitória, a postura tomada por alguns secretários não tem autorização do governador Renato Casagrande (PSB).
“O governador com certeza não compactua com essa postura. Como aliado, nosso papel é de alertar para que o governo não seja prejudicado com a postura de algum de seus membros”, apontou.
Análise de caso
Cabe ressaltar que embora Marcelo e Da Vitória estejam se pronunciando em favor de aliados, também é assunto que interessa a eles próprios. Ambos são candidatos à Câmara pela federação União-Progressista — embora haja possibilidade de um ou outro ser candidato ao Senado —, e podem ser prejudicados com os movimentos do secretariado.
Amanheceu no futevôlei
Mal raiou o dia e o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB), já estava na arena de futevôlei para mais uma partida. Conforme a coluna já publicou, o deputado Xambinho (Pode) também é amante da modalidade. Veremos um dia os dois se enfrentarem? Cenas dos próximos capítulos.
Malas prontas?
Deputado estadual Capitão Assumção (PL), ao que tudo indica, está cada vez mais perto de deixar o PL, sigla de Magno Malta.
As informações dão conta que Assumção está inclinado a fazer parte de outro grupo político. Recentemente, ele chegou a acenar algumas vezes na Assembleia para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho. Nos bastidores, esses acenos não teriam agradado aos colegas do partido. Assumção deve tentar a reeleição.
Mercado político já esperava saída de Vidigal
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT), vai deixar a pasta após cinco meses depois de sua nomeação. Nos bastidores, a informação já circulava há algumas semanas entre aliados do ex-prefeito da Serra, que apontavam que Vidigal desejava se dedicar à medicina, às montagens de chapas do PDT, além de focar na pré-campanha de Serginho Vidigal (PDT) à Câmara Federal, que a preço de hoje, é a prioridade política do ex-prefeito. Outros aliados, porém, indicam que existem outros possíveis caminhos: o próprio Vidigal ser candidato a federal, ou até mesmo uma chance de se viabilizar ao governo do Estado — esta última seria a menos provável. A ver os próximos passos do pedetista.
Galeria
Meio empresarial
O novo secretário de Desenvolvimento anunciado por Casagrande é o empresário Rogério Salume, que embora não seja filiado a partido, é ligado ao próprio governador e, sobretudo, ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Nos bastidores, deve impulsionar ainda mais a imagem de Ricardo junto ao setor produtivo.
Pediu para sair
O secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, primo do prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido), pediu para deixar a Secretaria de Meio Ambiente e já teve exoneração publicada. A subsecretária Isabela Igreja da Silva é quem vai responder interinamente pela pasta.
Prestação de contas
O presidente da Câmara de Linhares, Roninho (Pode), fará a prestação de contas dos primeiros seis meses na próxima terça-feira. Além da prestação da presidência, qualquer vereador também poderá fazer o balanço de seus próprios mandatos.