Acenos de Da Vitória fora do Estado
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O deputado federal e presidente do União-Progressista no Espírito Santo, Josias Da Vitória, esteve em São Paulo ontem. Visitou o presidente do Republicanos local, Roberto Carneiro — capixaba que também liderou a mesma legenda no Estado.
“Roberto é um grande amigo. Preside a sigla do nosso governador Tarcísio de Freitas, com quem tenho excelente relação”.
No cenário de indefinição de com quem o PP vai ficar no Espírito Santo, já que Da Vitória continua seus acenos a Ricardo Ferraço (MDB) e ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a aparição ao lado de Carneiro mostra que os dois partidos têm chances de caminharem juntos em terras capixabas, visto que nacionalmente, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem cavado espaço como vice de Tarcísio em 2026.
Desta forma, Josias Da Vitória continua sendo um “pêndulo” desse “relógio”, seguindo fielmente o calendário eleitoral.
“Nós vivíamos no caos”
Vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que o Estado vivia tempos caóticos há cerca de 25 anos. A declaração foi ao programa Ponto de Vista, apresentado por Philipe Lemos na TV Tribuna/Band.
“Os mais jovens nasceram com a casa organizada No começo dos anos 2000, vivíamos o ápice do caos. Não havia como pagar os próprios servidores”, disse.
Nacional honra palavra
Deputado federal Victor Linhalis (Pode) deixou claro que sua relação política dentro do Podemos é com a presidente nacional, Renata Abreu, e não com o líder local, Gilson Daniel.
“Tenho respeito por Gilson, mas o contato é com Renata, que sempre honrou tudo que combinou comigo”. Se disse confortável para tentar reeleição pelo mesmo partido.
Bandeira segue no gabinete
O encontro que o governador Casagrande (PSB) teve com o Papa Francisco está completando um ano. Na ocasião, além de ter sido presenteado com uma obra de arte representando o Padre Anchieta, Francisco abençoou uma bandeira do Espírito Santo, que continua até hoje no gabinete do Palácio.
De olho nele
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), embora não tenha participado ontem do fórum que contou com as presenças de Casagrande (PSB) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), conversou com o goiano por telefone.
Em papo descontraído, citou algumas similaridades que tem com Caiado, e o convidou para nova visita ao Estado, o chamando de “nosso presidente”. Vai colar a imagem com a do governador? A ver.
Presidente do PSB não descartou filiar Vidigal Jr.
Embora já há quem aponte que Serginho Vidigal (PDT) irá se filiar ao União Brasil para disputar vaga à Câmara Federal em 2026, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, diz que continua dialogando com o filho do ex-prefeito.
“Continuamos conversando, mas ainda não houve avanço no sentido de ele se filiar. Estamos discutindo internamente, em função de a nossa chapa já estar relativamente bem montada. Mas seria um grande ativo”, afirmou.
Zema homenageado por Monjardim em Vitória
O vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) realizará nesta sexta-feira (7) uma homenagem ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O mineiro receberá a Comenda Cacau Monjardim, que é em reconhecimento à "gestão inovadora e ao fortalecimento das relações entre Minas e Espírito Santo, especialmente, na área turística".
De olho no partido do MBL
O MBL oficializou a criação do partido Missão. A nova legenda propõe representar uma “nova direita”, voltada especialmente para brasileiros com menos de 45 anos que desejam sair da polarização.
No Estado, Gabriel Ruy, que disputou a Prefeitura de Vila Velha em 2024, está de olho para ser um dos representantes da sigla.
Estado Laico aprovado
Para estimular o debate público sobre a importância do Estado laico, promover o diálogo inter-religioso e o combate à intolerância, o Espírito Santo tem agora o Dia do Estado Laico, a ser lembrado anualmente em 5 de outubro. A autoria é da deputada estadual Camila Valadão (Psol).
CPI com Bukele?
Senador Magno Malta (PL) apresentou requerimentos na CPI do Crime Organizado para reforçar o combate às facções criminosas. Um deles propõe uma missão oficial a El Salvador, onde a comitiva poderá conhecer políticas de segurança do presidente Nayib Bukele.