Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Acenos de Da Vitória fora do Estado

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 07/11/2025, 08:00 h | Atualizado em 06/11/2025, 19:35

Imagem ilustrativa da imagem Acenos de Da Vitória fora do Estado
Da Vitória e Roberto Carneiro - Agosto/2025 |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O deputado federal e presidente do União-Progressista no Espírito Santo, Josias Da Vitória, esteve em São Paulo ontem. Visitou o presidente do Republicanos local, Roberto Carneiro — capixaba que também liderou a mesma legenda no Estado.

“Roberto é um grande amigo. Preside a sigla do nosso governador Tarcísio de Freitas, com quem tenho excelente relação”.

No cenário de indefinição de com quem o PP vai ficar no Espírito Santo, já que Da Vitória continua seus acenos a Ricardo Ferraço (MDB) e ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a aparição ao lado de Carneiro mostra que os dois partidos têm chances de caminharem juntos em terras capixabas, visto que nacionalmente, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem cavado espaço como vice de Tarcísio em 2026.

Desta forma, Josias Da Vitória continua sendo um “pêndulo” desse “relógio”, seguindo fielmente o calendário eleitoral.

“Nós vivíamos no caos”

Vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que o Estado vivia tempos caóticos há cerca de 25 anos. A declaração foi ao programa Ponto de Vista, apresentado por Philipe Lemos na TV Tribuna/Band.

“Os mais jovens nasceram com a casa organizada No começo dos anos 2000, vivíamos o ápice do caos. Não havia como pagar os próprios servidores”, disse.

Nacional honra palavra

Deputado federal Victor Linhalis (Pode) deixou claro que sua relação política dentro do Podemos é com a presidente nacional, Renata Abreu, e não com o líder local, Gilson Daniel.

“Tenho respeito por Gilson, mas o contato é com Renata, que sempre honrou tudo que combinou comigo”. Se disse confortável para tentar reeleição pelo mesmo partido.

Bandeira segue no gabinete

Imagem ilustrativa da imagem Acenos de Da Vitória fora do Estado
|  Foto: Governo do Estado

O encontro que o governador Casagrande (PSB) teve com o Papa Francisco está completando um ano. Na ocasião, além de ter sido presenteado com uma obra de arte representando o Padre Anchieta, Francisco abençoou uma bandeira do Espírito Santo, que continua até hoje no gabinete do Palácio.

De olho nele

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), embora não tenha participado ontem do fórum que contou com as presenças de Casagrande (PSB) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), conversou com o goiano por telefone.

Em papo descontraído, citou algumas similaridades que tem com Caiado, e o convidou para nova visita ao Estado, o chamando de “nosso presidente”. Vai colar a imagem com a do governador? A ver.

Presidente do PSB não descartou filiar Vidigal Jr.

Embora já há quem aponte que Serginho Vidigal (PDT) irá se filiar ao União Brasil para disputar vaga à Câmara Federal em 2026, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, diz que continua dialogando com o filho do ex-prefeito.

“Continuamos conversando, mas ainda não houve avanço no sentido de ele se filiar. Estamos discutindo internamente, em função de a nossa chapa já estar relativamente bem montada. Mas seria um grande ativo”, afirmou.

Zema homenageado por Monjardim em Vitória

O vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) realizará nesta sexta-feira (7) uma homenagem ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O mineiro receberá a Comenda Cacau Monjardim, que é em reconhecimento à "gestão inovadora e ao fortalecimento das relações entre Minas e Espírito Santo, especialmente, na área turística".

De olho no partido do MBL

O MBL oficializou a criação do partido Missão. A nova legenda propõe representar uma “nova direita”, voltada especialmente para brasileiros com menos de 45 anos que desejam sair da polarização.

No Estado, Gabriel Ruy, que disputou a Prefeitura de Vila Velha em 2024, está de olho para ser um dos representantes da sigla.

Estado Laico aprovado

Para estimular o debate público sobre a importância do Estado laico, promover o diálogo inter-religioso e o combate à intolerância, o Espírito Santo tem agora o Dia do Estado Laico, a ser lembrado anualmente em 5 de outubro. A autoria é da deputada estadual Camila Valadão (Psol).

CPI com Bukele?

Senador Magno Malta (PL) apresentou requerimentos na CPI do Crime Organizado para reforçar o combate às facções criminosas. Um deles propõe uma missão oficial a El Salvador, onde a comitiva poderá conhecer políticas de segurança do presidente Nayib Bukele.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: