Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAPO DE FAMÍLIA

Sua vida não reinicia, continua

O Ano Novo não apaga o passado: é a continuidade de uma caminhada feita de escolhas, aprendizados e recomeços

Cláudio Miranda | 05/01/2026, 12:22 h | Atualizado em 05/01/2026, 12:22
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico



          Imagem ilustrativa da imagem Sua vida não reinicia, continua
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

Um Ano Novo que se inicia, na verdade, é a continuidade do ano que passou. Você não apaga tudo o que te aconteceu anteriormente porque a vida é uma continuidade, uma sucessão dos acontecimentos anteriores. Tudo o que você experienciou até esse momento te norteará nas novas escolhas para ter uma vida melhor.

A vida é uma caminhada e tudo pode acontecer a qualquer momento. Você só não pode ficar parado. Viver exige dinamismo e ação o tempo todo. A natureza inteira está em movimento se construindo e se readaptando sempre.

Você vive de ciclos mais curtos ou mais longos conforme cada projeto que desenvolve. Essas transformações são constantes e acontecem desde o seu nascimento.

Cada fase da sua existência você experimenta situações e aprendizados diferentes, sejam eles bons ou ruins, positivos ou negativos.

Tem horas que se sentirá para baixo, tem horas que não conseguirá conquistar o que você sonhou ter um dia, mas com o tempo descobrirá outras alternativas e possibilidades para encontrar caminhos de equilíbrio para você.

Provavelmente irá cometer muitos erros na sua jornada. Aceite-os aprendizado para conquistas futuras. Muita gente tem dificuldade em lidar com suas frustrações e com seus erros.

Você pode ser uma dessas pessoas. Haverá um momento em que perceberá que a única pessoa em seu caminho é você mesma. Somente quando perceber isso é que poderá trabalhar para se libertar dela e seguir seu caminho e suas buscas.

Tenha paciência com você mesmo quando cometer erros e se deparar com suas limitações. Será seu lado humano se manifestando e te dizendo: “Tudo bem, tente outra vez”, e mais tantas outras quantas forem necessárias.

Nem sempre conseguirá sucesso na primeira tentativa, mas perceberá que o importante é nunca se deixar sair da trilha, nunca parar de fazer a coisa novamente, de um outro jeito. Se você sabe para onde está indo, se é para ser um ser humano melhor, então não sentirá cansaço, não sentirá tristeza.

Você dirá para si própria: “Vamos lá, eu vou seguir aqui”. O mundo é uma roda que gira. É um ciclo infinito de possibilidades e de oportunidade. Pode ser que o seu momento chegue, ou não.

Algumas vezes verá que não adianta ficar insistindo e remoendo uma perda e um fracasso, isso é muito ruim. Aceite e segue seu caminho. A sua vida não acaba ali com uma derrota.

A pessoa mais poderosa é aquela que não parou de tentar de novo diante de um fracasso.

O sucesso virá a partir de boas escolhas, mudanças de rota quando necessário, e de desconstrução de padrões comportamentais negativos e desestruturantes.

O viver é um convite diário a mudança para o equilíbrio e a harmonia.

Na ecologia humana você é responsável pelo ambiente em que vive e pelas relações que estabelece. Caminhamos para uma coexistência sustentável onde o “eu” começa a ser pensado como nós.

É assim que o início do ciclo de um novo ano surge como promessa de esperança de desejos a serem realizados.

Desenvolva estratégias de fortalecimento e harmonização interior para fazer boas escolhas e favorecer o seu crescimento emocional, profissional e espiritual.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

ACESSAR Mais sobre o autor
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família,por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

PÁGINA DO AUTOR

Papo de Família