Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

As amizades nos fortalecem

O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que dá sentido

Nicolas Nunes | 16/08/2025, 11:46 h | Atualizado em 16/08/2025, 11:48

Imagem ilustrativa da imagem As amizades nos fortalecem
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

Poucas coisas são tão transformadoras quanto as amizades que nos acompanham na nossa jornada de autoconhecimento. Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes da vida e suas possibilidades.

Quem são seus amigos hoje? Com que frequência vocês se encontram ou se falam?

Na amizade, existe um olhar diferente e acolhedor, que dá significância e pertencimento no ajudar e ser ajudado.

O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que dá sentido e fortalece no enfrentamento da vida e seus aspectos.

Relacionamentos sinceros nos revelam aspectos importantes que ignoramos em nós mesmos. Um amigo pode apontar nossas forças quando só enxergamos fraquezas, ou nos mostrar aqueles padrões e comportamentos que nos limitam.

Na hora de uma dor e de uma dificuldade, é muito confortável e fortalecedor saber que tem aquela pessoa com quem você sabe que poderá trocar uma ideia.

O amigo não precisa ser um especialista em alguma área do conhecimento. Ele não precisa ter títulos acadêmicos. Ele só precisa estar ali, disponível para ouvir você, com suas dúvidas, tristezas e inseguranças.

Na amizade, a vulnerabilidade é possível de ser compartilhada por não haver qualquer espécie de julgamentos danosos à situação que estejamos vivendo. Amizades verdadeiras florescem quando há espaço para imperfeições. Um se reconhece no outro como um ser em construção.

Nós nos conectamos ao outro de verdade quando permitimos que nos vejam frágeis, sem máscaras. Num encontro de duas almas queridas, cada um consegue olhar para o outro com os olhos dele e assim, enxergar a sua própria alma?

Os amigos nos ensinam a ver a vida com mais leveza e verdade. Nós passamos a perceber as possibilidades de crescimento pessoal e de desenvolver novas habilidades.

As amizades verdadeiras são aquelas que nos lembram que não precisamos ser perfeitos para sermos amados porque crescer é mais leve quando feito junto.

É por isso que nos casamentos é importante tanto o marido quanto a esposa terem um tempo reservado para poderem se encontrar regularmente com seus amigos e celebrarem a vida, lembrar de fatos e histórias que aconteceram ao longo do tempo, sejam elas engraçadas ou tristes.

Eles são testemunhas da nossa existência e de tantas fases que nos atravessam. São os espelhos da nossa alma.

O que a gente precisa mesmo é de autocompaixão, se perdoar, se entender se acolher.

Amigos de longa data são testemunhas da nossa existência. Eles nos veem crescer, tropeçar e renascer e, ainda assim, escolhem permanecer. A permanência desse contato é um maravilhoso antídoto contra a solidão. A alegria do encontro é um constante lembrete de que nossa história importa.

Com o passar dos anos um poderá dizer ao outro: “Fizemos o melhor que pudemos”.

Há amizades que resistem ao tempo. Mesmo longe, nós os guardamos no coração e celebramos nossa alegria como se estivessem perto.

Tente resgatar suas velhas amizades e desfrute dessa alegria sempre nova e contagiante.

O amigo não precisa ser um especialista em alguma área ou ter títulos acadêmicos. Ele só precisa estar disponível para ouvir você, com suas dúvidas, tristezas e inseguranças.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: