Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

OPINIÃO ECONÔMICA

Quem inova agora lidera o futuro da indústria

A inteligência artificial redefine a indústria e abre uma janela estratégica de competitividade para o Espírito Santo

Geferson Santos | 18/12/2025, 13:01 h | Atualizado em 18/12/2025, 13:01
Opinião Econômica



          Imagem ilustrativa da imagem Quem inova agora lidera o futuro da indústria
Geferson Santos é diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES |  Foto: Divulgação

A revolução tecnológica no setor industrial não é mais visão de futuro; é uma realidade determinante para a competitividade. A convergência entre inteligência artificial, fábricas inteligentes e ecossistemas digitais molda um novo padrão global de produtividade, como demonstrado nas feiras globais de 2025, como a Hannover Messe.

A inteligência artificial já opera nas fábricas mais avançadas do mundo, otimizando processos com precisão inédita.

Da manutenção preditiva à gestão energética em tempo real, passando pelo controle de qualidade automatizado, ela permite decisões mais rápidas, baseadas em dados, com menos desperdício e mais produtividade.

As novas fábricas integram sensores, automação, dados e inteligência analítica, conectando chão de fábrica e gestão em uma mesma lógica digital. Mas essa transformação só se sustenta com pessoas preparadas para lidar com essas tecnologias.

Nesse novo ambiente industrial, o diferencial profissional não está apenas no domínio técnico das ferramentas, mas na capacidade de interpretar dados, estruturar comandos e interagir com agentes inteligentes.

Para o Espírito Santo, essa é uma oportunidade estratégica de reposicionamento industrial. E é nesse contexto que o Senai-ES reposiciona sua atuação com o papel claro de ser tradutor, acelerador e parceiro da transformação, conectando tendências globais às necessidades locais da indústria.

Atualizamos currículos, desenhamos trilhas de requalificação e ofertamos formações ágeis, alinhadas à realidade empresarial e ao ritmo da inovação.

Por meio de nossos serviços, apoiamos a indústria na implementação de sensores, integração de máquinas legadas, testes de IA na borda e estruturação de plataformas de dados industriais.

Um exemplo concreto desse movimento é o Senai Porto, em Vitória. Instalado dentro da área portuária, o centro é voltado à Tecnologia da Informação, com foco em Inteligência Artificial, Logística, Portos, Economia do Mar e Economia Criativa.

Ali, os estudantes se sentem integrados a um dos principais fluxos logísticos do Estado e às operações industriais integradas ao porto.

A mensagem é clara: quem adotar cedo a Inteligência Artificial e construir ecossistemas digitais sólidos, amplia sua vantagem competitiva. Quem posterga essa decisão, arrisca-se a perder relevância.

O tempo da indústria capixaba é agora e o Senai-ES está preparado para caminhar junto nessa jornada de transformação.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Opinião Econômica

Opinião Econômica

ACESSAR Mais sobre o autor
Opinião Econômica

Opinião Econômica,por

Opinião Econômica

Opinião Econômica