Whey protein, como usar?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o uso do Whey protein não é indicado só para atletas ou praticantes de exercício físico
O whey é a proteína do soro do leite e pode ser utilizado como uma opção prática de proteína animal na dieta.
Muitas pessoas me perguntam se engorda ou faz mal para os rins, mas na verdade o problema não é a suplementação e sim o excesso de proteína que está sendo ingerido.
Se você já tem uma boa ingestão de outros alimentos fonte de proteína durante o dia, muito provavelmente não vai precisar suplementar, mas pode usar em substituição de alguma refeição por questões de praticidade ou preferência.
Alguns exemplos práticos:
- Utilizar em algumas receitas para aumentar o aporte de proteínas.
- Quando você não quer jantar e prefere só fazer um lanche. Se você substituir um prato completo de comida por uma batida de banana por exemplo, a ingestão de proteína será bem menor, mas se você adiciona um pouco de Whey protein já consegue bater a recomendação.
- Esses exemplos acima, são algumas das situações aonde você pode sentir a necessidade de incluir o Whey protein na sua alimentação, mas cada caso deve ser avaliado individualmente e de preferência com a ajuda de um profissional.
COMO ESCOLHER?
Um bom Whey protein não deve conter nenhum tipo de açúcar (ex: maltodextrina, dextrose, amidos,...) além disso, o ideal é que contenha no máximo 4-5g de carboidratos por porção na tabela nutricional.
Fique atento aos rótulos e principalmente à lista de ingredientes, quanto menos ingredientes e mais naturais forem, melhor.
Intolerantes à lactose devem sempre optar por Whey protein isolado ou outras opções que já encontramos no mercado de proteínas em pó de origem vegetal.
Na dúvida, procure um profissional Nutricionista, o uso excessivo pode trazer danos colaterais como o ganho de peso e alteração no metabolismo da insulina.
Agora me conte, quais as suas fontes protéicas preferidas?