Qual a relação entre a Vitamina D e a menopausa precoce
O consumo de vitamina D através de alimentos e suplementos pode reduzir o risco da menopausa antes dos 45 anos
O climatério é um processo natural que consiste no declínio dos hormônios reprodutivos das mulheres que culmina na menopausa, o último dia da menstruação.
De acordo com estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de vitamina D através de alimentos e suplementos pode reduzir o risco da menopausa antes dos 45 anos em até 17%.
A falta de vitamina D é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, mas o uso dela, especificamente, pelo público feminino precisa de mais atenção. A vitamina D ajuda na reposição hormonal, permitindo a produção de hormônios que retardam o envelhecimento dos ovários. Assim, estes continuam fabricando os hormônios femininos, sem o declínio típico da menopausa.
A vitamina D pode ser obtida na alimentação, principalmente nos peixes e frutos do mar. Salmão, sardinha e atum são alguns exemplos. Também são ricos em vitamina D a gema de ovo, queijos, cogumelos, bife de fígado, leite, iogurtes, dentre outros. A suplementação é alternativa, especialmente para quem não consegue adequar a dieta com os alimentos ricos em vitamina D.
E aí, já verificou como está a sua vitamina D?
Clique aqui e veja mais artigos do blog Nutridicas
Referência:
Nahás JN et al. Effect of Isolated Vitamina D Supplemetation on the Bone Turnover Markers in Postmenopausal Women: randomized, doubleblind, placebo controlled trial. 20th Annual Meeting, Orlando, 2016, P-6.