Cuide da sua voz!
Pode não parecer, mas a alimentação é uma parte importante dos cuidados com a voz
Anualmente, no dia 16 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Voz, e claro que a Nutri não poderia deixar de abordar esse assunto. Para entendermos um pouco melhor, segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia a data foi definida com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida da população.
Mas, Nutri, a voz? Sim! E não precisamos de muito, passar um dia rouco já é o suficiente para percebermos o quanto a voz nos é importante.
Leia mais sobre Nutri Dicas aqui
Quando estamos sem voz, parece que perdemos muito mais do que apenas o som da fala. Por meio dela, conseguimos comunicar nossos pensamentos e emoções, além de revelarmos muito da nossa personalidade.
Cantores, atores, professores, locutores e até mesmo você que se preocupa com a saúde da sua voz devem ficar atentos às dicas da Nutri. Afinal, pode não parecer, mas a alimentação é uma parte importante dos cuidados com a voz. Pegue papel e caneta e anote as dicas da Nutri:
- Invista no consumo de frutas como maçã, abacaxi, limão e laranja: a fruta possui uma ação adstringente que torna a saliva mais fina, ainda tem a vantagem de, devido a sua consistência, ajudar a exercitar a mastigação. Quando você mastiga a maçã, relaxa a musculatura, o que melhora a articulação dos fonemas quando você fala.
- Aposte em alimentos ricos em água, como o chuchu e a melancia, pois hidratam a boca e a garganta.
- O consumo de chás (erva-doce, camomila, frutas, entre outros) também beneficia a saúde vocal, mas evite temperaturas muito elevadas.
- Beba bastante água ao longo do dia. Tenha sempre uma garrafinha de água a mão quando precisar falar muito por um longo período de tempo e também para quando estiver num ambiente com ar-condicionado.
LEIA MAIS
Azeitona verde ou preta: Qual escolher?
Você já verificou como anda o seu cortisol?
- Própolis: a ação antibacteriana do própolis é excelente para a garganta. A dica é não consumir antes de um período prolongado da voz.
- Chocolate, café, refrigerante e chá preto: esses alimentos têm a tendência de desidratar o organismo, o que faz com que a acidez do estômago aumente e assim cause refluxo gastroesofágico. É exatamente esse refluxo que prejudica a movimentação adequada do diafragma, o músculo da respiração, durante a fala.
- Bebidas alcoólicas: têm efeito anestésico que pode acabar dificultando a percepção de um uso muito intenso da voz. Além disso, o álcool irrita e agride a região do trato vocal.
E, por último, e não menos importante, tente não viver estressado, e trabalhe a qualidade do sono, pois o estresse também pode prejudicar as suas cordas vocais.
E se você busca um cuidado mais específico em relação à saúde da sua voz, busque o profissional fonoaudiólogo, ele é o responsável por avaliar especificamente a qualidade da voz e se o seu uso está sendo feito de forma correta, além de acompanhar e orientar os cuidados da voz, e realizar o trabalho de condicionamento da musculatura da laringe e de todo trato vocal por meio de exercícios específicos e controlados, protegendo e aperfeiçoando a voz e a comunicação como um todo. Cuide-se! Seja amigo da sua voz.
Atenção!
O gengibre tem um efeito antibactericida, auxiliando em processos infecciosos, isso é comprovado. Só que, por outro lado, ele anestesia a prega vocal.
Eles têm o mesmo efeito das bebidas alcoólicas. Por isso, se você trabalha com a voz, o ideal é evitar o uso excessivo do gengibre.
Leia mais
5 nutrientes fundamentais para mulheres em uso de pílula anticoncepcional