O golpe do leão da Receita Federal ataca novamente
O phishing tem sido uma das principais táticas utilizadas por criminosos virtuais para enganar pessoas desprevenidas e roubar informações sensíveis.
Com o fim do prazo para a declaração do imposto de renda, os golpistas de plantão não perderam tempo e já começaram a enviar e-mails falsos onde se passam pela Receita Federal notificando os contribuintes.
No e-mail, que possui diversos erros gramaticais, os golpistas alegam que foi encontrada uma inconsistência na declaração do imposto de renda da vítima e a induzem a clicar em um link dentro do e-mail.
Leia mais sobre Mundo Digital aqui
Ao clicar no link é instalado um aplicativo espião no dispositivo, para roubar dados pessoais e bancários. Essa é a técnica phishing por meio de e-mails.
O phishing tem sido uma das principais táticas utilizadas por criminosos virtuais para enganar pessoas desprevenidas e roubar informações sensíveis.
Neste alerta, forneceremos informações cruciais sobre esse tipo de golpe e orientações sobre como se proteger.
O golpe de phishing por email é uma forma de fraude on-line no qual os criminosos se passam por entidades legítimas, como bancos, empresas ou órgãos públicos.
Eles enviam e-mails falsos para induzir as vítimas a compartilhar informações pessoais, como senhas, informações de cartões de crédito ou dados bancários.
Esses e-mails geralmente parecem autênticos e solicitam ação imediata, alegando inconsistências, problemas de segurança ou atualizações de conta.
Existem alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de um e-mail de phishing:
Endereço de e-mail suspeito: Verifique o remetente cuidadosamente. E-mails de phishing frequentemente usam endereços que imitam uma organização legítima, mas contêm pequenas alterações ou erros ortográficos.
Solicitações urgentes ou ameaçadoras: Desconfie de mensagens que exigem ação imediata, ameaçam o bloqueio de contas ou alertam sobre riscos de segurança iminentes. Essas táticas são usadas para induzir à vítima a agir sem pensar.
Links suspeitos: Não clique em links diretamente do e-mail. Passe o mouse sobre eles para verificar se o endereço é legítimo. Fique atento a URLs encurtadas ou que pareçam suspeitas.
Erros gramaticais e ortográficos: Muitos e-mails de phishing contêm erros gramaticais ou ortográficos óbvios. Empresas legítimas costumam ter comunicações bem redigidas e revisadas.
A seguir vamos compartilhar três medidas que você pode adotar para se proteger desse tipo de golpe:
I- Desconfie sempre: Mantenha-se cético em relação a e-mails não solicitados e verifique cuidadosamente sua autenticidade, antes de tomar qualquer ação.
II- Verifique a fonte: Entre em contato com a organização ou serviço, diretamente, utilizando os canais de comunicação oficiais, para confirmar se a mensagem recebida é legítima.
III- Não clique em links suspeitos: Caso seja necessário acessar um site, digite o endereço diretamente na barra de navegação ou faça uma busca no mecanismo de busca confiável.
Se ficar atento aos sinais do golpe e adotar as dicas de segurança, dificilmente a pessoa cairá nesse golpe do leão do imposto de renda ou qualquer outro tipo de golpe que utilize a técnica do e-mail phishing.
Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação
Leia mais
Descubra as maravilhas da casa inteligente
Melhores opções para aprender inglês gratuito na internet
Proteção dos filhos contra abuso e exploração sexual on-line