No fio da navalha
Confira a coluna de domingo (16)
O Fluminense que enfrenta o Nova Iguaçu, hoje à tarde, no Maracanã, jogando suas últimas chances por vaga nas semifinais da Taça Guanabara, cumpre já sua pior campanha desde 2021. Com duas vitórias em nove jogos, o time de Mano Menezes pode até vencer os dois jogos que lhe faltam e até disputar o título do Estadual. Mas não apagará o aproveitamento ruim num torneio de baixo nível técnico.
A Taça Guanabara de 2025 terá o campeão com o menor número de pontos, também desde 2021 - seu primeiro ano de disputa no formato por pontos corridos.
Seu campeão não terá mais do que 23 pontos, número alcançado pelo Flamengo, que naquele ano sagrou-se um “hexa tricampeão” carioca. E mesmo com os times demonstrando limitações físicas e técnicas, o Fluminense somou só 40% dos pontos que disputou.
No ano passado, o time ainda sob comando de Fernando Diniz, teve 54,5% de aproveitamento, com 21 pontos em onze jogos.
Desculpa
Conseguiu a última vaga para as semifinais do Estadual, parando nos rivais rubro-negros. Mas havia ali as consequências da disputa do Mundial de clubes em dezembro no ano anterior e a preparação para os dois jogos da Recopa, contra a LDU, em fevereiro. Mas e este ano?
Qual a desculpa? Somando o desempenho dos times dirigidos por Fernando Diniz, Marcão e Mano Menezes da conquista da Recopa em 29 de fevereiro do ano passado até hoje, o Fluminense soma 20 vitórias em 58 partidas. Ou seja: menos da metade.
Um dado que, na minha leitura, compromete os dirigentes e absolve os técnicos, três vítimas de escolhas que se mostraram equivocadas, do planejamento mal feito e da má gestão de elenco.
E nada indica, pelo movimento de mercado nesta janela, que o time fará um ano diferente. A presença de Thiago Silva, os milagres do goleiro Fábio e as boas atuações de John Árias não me parecem suficientes para ver o Fluminense na briga com as principais forças.
Carência
Não há entre os reforços quem sustente as expectativas dos torcedores e a falta de um meia articulador ainda é a maior carência.
Como o imponderável sempre nos surpreende, é possível que Mano Menezes ainda consiga fazer o Fluminense competir em alto nível. Mas tenho dúvidas se terá tempo, caso o time não some os seis pontos contra o Nova Iguaçu, hoje, e Bangu, no outro domingo. Está mesmo no fio da navalha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



