À meia-boca
Confira a coluna desta quarta-feira (22)
Somados, os nove pontos obtidos pelos quatro grandes clubes cariocas representam apenas 25% dos 36 disputados por seus times nas três primeiras rodadas do Estadual. O Botafogo, que faz a melhor campanha entre eles, e o Flamengo, vice lanterna da Taça Guanabara, voltam a campo hoje, ainda com ampla maioria da base. Prova inequívoca de que o Cariocão deste ano está longe de ser prioridade.
Ao menos para os clubes que no próximo dia 2 dias estarão decidindo o título da Supercopa do Brasil.
O que parece ser um caso atípico, em função do Mundial de Clubes da FIFA no meio do ano, pode ser o início de uma nova mentalidade.
Os Estaduais, o Cariocão em especial, não deixarão de ser disputados. E tampouco perderão suas (15) datas. Mas para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco a competição terá outro sentido na medida em que os times adquirirem protagonismo no âmbito nacional e continental.
Hoje, a conquista do título é algo de extrema importância para os vascaínos, que já não a festejam há oito anos - desde 2016.
Os públicos pagantes dos jogos disputados pelos times sub-20, sub-23 ou mista seguem abaixo dos cinco mil, em média.
Mas, a expectativa é de que com a entrada em cena dos titulares ela possa crescer consideravelmente. Amanhã, por exemplo, o time principal do Vasco, comandado pelo recém-contratado Fábio Carille, entra em campo para enfrentar o Madureira, em Manaus. Se os organizadores não cobrarem R$ 300 pelo ingresso, como fizeram nos três jogos do Flamengo pelo Nordeste, a Arena da Amazônia terá boa lotação.
Este, aliás, é um tema que tem merecido dedicação maior de minha parte na busca de dados e informações sobre os preços dos ingressos a serem praticados pelos clubes do Rio em seus jogos como mandante quando tiverem com seus times principais. Vasco e Botafogo não devem altera-los. Flamengo e Fluminense não têm ainda uma posição definida. Por ora, sei apenas que o Flamengo não terá o carnê anual para os sócios-torcedores. Lembrando que o dinheiro de bilheteria tem tido relevante faturamento.
Neymar
A cúpula do futebol da CBF acompanha de longe as movimentações em torno do destino do craque da seleção. A possível vinda para o Santos, mesmo por seis meses agrada bastante. Se concluir a operação e retomar uma sequência mínima de jogos, Neymar poderá ser convocado para os jogos das Eliminatórias, em março.