Três “pólos” de turismo avançam no Norte do Estado
Artigo publicado na edição de segunda-feira (19), do jornal A Tribuna
Na aba da Bahia, as vilas de Itaúnas, Itapina e Regência são apostas renovadas para estimular o turismo na Região Norte do Espírito Santo. Se o Sul já possuiu suas pérolas, como Guarapari e Anchieta, agora as belezas naturais, folclore e música viraram trunfos dessas três vilas e suas peculiaridades.
“A Bahia já é caminho obrigatório do turismo nacional. Nada mais natural que investir em nossas potencialidades na região”, diz o presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, que n, com comitiva do Senac, desembarca em Itaúnas para fomentar políticas de capacitação e incentivo. “Itaúnas tem bem mais que dunas e forró”, frisa. O evento, na praça da Igreja Católica, 10 horas, será a abertura dos trabalhos do Senac na unidade móvel Smart Lab.
Leia mais sobre Fonte Grande aqui
Itapina na trilha
Marco da colonização do Norte capixaba – foi o comércio mais avançado –, com seu casario histórico e bucolismo, Itapina tem sido palco de festivais autorais de viola e grandes shows. Isso tem revitalizado o vilarejo, a 20 km de Colatina: no último final de semana, cerca de 10 mil pessoas foram lá atraídas pelos violeiros e o show de Zeca Baleiro. “Itapina tem tudo para virar referência em gastronomia, cultura e música. Já possui o museu da escritora Virgínia Tamanini, falta uma ponte para melhorar a acessibilidade”, avalia o prefeito Guerino Balestrassi.
DE ULISSES A MACHADO DE ASSIS – Médico e escritor, Ruy Perini pilotou em Vitória o “Bloomsday” (16 de junho), data em que se celebra o livro “Ulisses”, do irlandês James Joyce, lançado em 1922 e aclamado como um dos mais importantes da literatura mundial. Nas listas dos “100 mais”, sempre figura entre os três primeiros, ao lado de Marcel Proust, “Em Busca do Tempo Perdido”, e “Dom Quixote”, Cervantes. Agora, Ruy se prepara para lançar o seu livro “Recontando Machado – As Artimanhas do Bruxo”, no próximo dia 28, no Triplex Vermelho.
Acesso a Regência
Até o final deste ano, deverá ser inaugurado o trecho final de asfalto da ES-010 ligando Barra do Sahy (Aracruz) a Regência (Linhares), na foz do Rio Doce. Ali, os festivais de surfe e o folclore são atrações da localidade de cultura alternativa. Agora, com novas pousadas, experimenta o retorno de turistas afastados pela pandemia e a contaminação do Rio Doce, após desastres ambientais em Minas. Um farol e o túmulo do Caboclo Bernardo, herói que salvou de naufrágio dezenas de marinheiros, na época do Brasil Imperial, são referências do lugar.
À mesa
Formandos de um curso de sommelier profissional, da Académie Du Vin Franklin Bittencourt, levaram à mesa uma harmonização com base na culinária capixaba. Para a alegria do produtor Vinícius Corbellini, juntaram mar e montanha, que resultou em polvo grelhado com risoto de manga e vinho Alvarinho Orange 2022, produzido no Vale Tabocas, em Santa Teresa.
Rota de fuga
Com 90% do trajeto concluído, a Rodovia do Contorno Mestre Álvaro, na Serra, mesmo com alguns desvios, vira rota de fuga para engarrafamentos na BR-101, nos finais de semana e feriados, quando as obras param. Domingo passado, diante do fluxo de veículos vindos de Santa Teresa, muitos motoristas optaram pela futura rodovia. Quem passa, elogia a obra e paisagem.
Vidas secas
Pesquisa realizada pela Ufes – com imagens de satélites e no recorte 2002/2020 – aponta redução de recursos hídricos nas 13 principais bacias do Espírito Santo. A Região Noroeste é a mais afetada. Outro indicador: há redução de chuvas e aumento de temperaturas. Historicamente, vem aí a fase de menor nível de chuva entre julho e outubro.
Curta
CASTELO E GUAÇUÍ. José Eugênio Vieira tem mais dois livros no prelo. Um aborda a história política e econômica de Guaçuí. O outro é sobre as ruas de Castelo, a partir de 1928.
CARLOS GOMES. A reforma do Teatro Carlos Gomes acaba em 30 meses.
LANÇAMENTO... “O simples que deu certo” é o título do livro de Jackley Maifredo, vice-presidente do Sindiplast-ES (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado), lançado ontem, na Findes, no evento “Gente e Gestão”.
...PROPÓSITO. Tema predominante nos debates de “Gente e Gestão”: a humanização das vendas em tempos de Inteligência Artificial.
ORGULHO AUTISTA. Nesta segunda, Dia Mundial do Orgulho Autista, chega às plataformas o single da cantora Ilus, “Natureza Líquida”. Fala da auto-estima do autista.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “ONU diz que foram 108 milhões de refugiados vagando pelo mundo, em 2022. É o vírus dos conflitos por terra e mar”. Entreouvido por aí.
Leia mais
Movimento “ocupe” o Saldanha da Gama avança em Vitória
Inauguração do Contorno Mestre Álvaro em dezembro
Cartórios renovam serviços e aguardam outro concurso