Cartórios renovam serviços e aguardam outro concurso
Artigo publicado na edição de domingo (28), do jornal A Tribuna
Em busca de novos nichos e imagem, os cartórios de registro investem em tecnologia para diversificar serviços, como realizar emissão de carteiras de identidade, motorista e apoio cadastral para passaporte. O setor ficou muito tempo associado a um modelo de sucessão patriarcal com seus carimbos, taxas e burocracia.
A vice-presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), Fabiana Aurich, egressa de concurso público, aponta avanços e serviços já prestados, como divórcio e notificações mensais ao INSS dos óbitos. E observa que mesmo na era digital alguns serviços seguem necessários, como reconhecer firma: “É essencial para dar maior segurança na compra de um imóvel ou veículo”.
Leia mais sobre Fonte Grande aqui
Vagas abertas
Previsto para este ano ou 2024, o concurso público para vagas em cartórios está em modo espera. O presidente do Tribunal de Justiça, Fábio Clem de Oliveira, revela que o judiciário não tem musculatura para tocar agora esse concurso. “Estamos realizando dois outros concursos, para servidores e juízes. Ainda não deflagramos o dos cartórios”, diz. É um concurso longo em quatro etapas: o último iniciou em 2013 e acabou em 2016. As nomeações saíram em 2019.
A propósito
O Estado tem hoje 324 cartórios. Na busca por eficiência e menor custo, os de maior renda estão sendo fatiados, os de menor renda, incorporados. A importância do serviço prestado é resumida pelo presidente do Sinoreg-ES, Márcio Romaguera: “Da certidão de nascimento até a partilha final, somos a garantia de segurança dos atos civis”.
Águas do Amazonas
Fogo amigo aceso em Brasília, após veto da ministra Marina Silva à exploração de petróleo na foz do Amazonas. O jornalista José Casado havia antecipado aos leitores desta coluna que seria um nó para Lula desatar. Além das dificuldades operacionais com equilíbrio ambiental, outro empecilho é diplomático devido à proximidade com o território das Guianas Francesas.
Norte-Sul
Na prancheta de técnicos em mobilidade urbana, a utilização da Norte-Sul (Serra e Vitória) em sentido único é a saída adequada diante do intenso fluxo de veículos registrado. Mas só será possível após a inauguração da Rodovia do Contorno Mestre Álvaro, obra de R$ 600 milhões com previsão de acabar no final deste ano, se o fluxo de verba federal não for interrompido.
Leia mais
Condomínios crescem do concreto ao artificial, falta verde
“Jabutis” no fio impedem redução da tarifa de energia
Vida em condomínio
Sobre abordagem anterior da coluna, morador de 1º andar em condomínio relata que as vantagens de morar no térreo desapareceram. É que as áreas de lazer foram para cobertura ou outro plano enquanto as churrasqueiras, com cheiro e barulho inevitáveis, desceram.
Leitor aponta...
“E ainda tem prefeito de interior se vangloriando de asfaltar ruas, em vez de arborizar e humanizar. Já houve tempo em que preferiam erguer fontes luminosas nas pracinhas”.
Curta
CLIMA. Aberto ao público, o Sustentabilidade Capixaba será realizado de 26 a 28 de junho, na Praça do Papa, Vitória. Vai debater novas políticas públicas diante dos extremos climáticos.
MOENDO CAFÉ. “Em cada quatro sacas de café conilon, três são produzidas no Espírito Santo”, citou o governador Renato Casagrande durante encontro nacional do setor em São Paulo.
FESTA DO MORANGO. Após hiato de três anos, retorna a tradicional Festa do Morango, em Pedra Azul, de 4 a 6 de agosto. Atrações: danças, desfiles e torta gigante de 300 quilos.
JORNALISMO. A 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo recebe inscrições até o próximo domingo. Valem matérias veiculadas entre 1º de julho de 2022 e 4 de junho de 2023.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Agora, até na galinhada do domingo tem vírus ameaçando”. Entreouvido na fila do frango assado, sobre temores da gripe aviária.
Leia mais
Inteligência artificial e 400 câmeras na segurança da Ufes
Aprovado pedido de financiamento externo para Tribunal de Justiça