Trememos por várias razões

“Quando a vela chega ao fim, a chama começa a tremer, com medo da escuridão”. O tremor resulta de várias situações. Sua principal causa é o frio, condição que faz com que os músculos se contraiam …

últimas dessa coluna


05/12/17

Nosso corpo também tem sangue branco

Doutor João Evangelista Somos feitos de água. Esse precioso líquido é o principal componente do organismo, correspondendo a cerca de 60% do nosso peso. Dentro do nosso corpo, minúsculos e extensos …


28/11/17

Nossos ossos imortais

Doutor João Evangelista Deus fez Adão cair num profundo sono e, com as suas mãos, retirou uma de suas costelas para dar início à mulher, sua mais sublime criação. Poderia Deus criar a mulher do …


21/11/17

A função purificadora dos rins

Doutor João Evangelista Mais valem cem pedras no caminho do que uma no rim. Quem já foi vítima de cálculo renal aprende a respeitar essa máquina de filtrar sangue. O aparelho urinário é responsável …


14/11/17

O fôlego de vida dos pulmões

Doutor João Evangelista “Antes de querer brincar de viver, tenha certeza de que terá fôlego para me acompanhar”. Essa é a primeira mensagem que o coração envia para o pulmão, quando nascemos. …


07/11/17

Nossas pegajosas plaquetas

Quem já vivenciou um escoamento de sangue fora dos vasos sanguíneos aprende a respeitar as pequenas placas que, agregadas, lutam para estancar o precioso líquido vermelho. Plaquetas são fragmentos …


02/11/17

as complicações causadas pela epilepsia

A Rúbia encontrou Doutor João pelas ruas da Grande Vitória e falou sobre a epilepsia. Ela contou que, diariamente, faz uso do medicamento gadernal para controlar as convulsões provocadas pela doença. …


31/10/17

Os fantasmas da mente

Alucinações e delírios são produtos de uma mente conturbada. A pessoa que está alucinando manifesta uma sensação bastante real, mas o objeto ou acontecimento vivenciado é inexistente, ou seja, o …


26/10/17

o que temos que fazer para preservar a voz?

O Diogo Lourenço é gerente de banco e cantor e tem uma preocupação especial com a saúde: ele faz um acompanhamento com uma fonoaudióloga, para preservar a sua voz. E, no quadro desta semana, Diogo …


17/10/17

Preguiça, sono e bocejo

Bocejo é quando a preguiça não consegue mais ficar presa à carcaça e sai pela boca. Ele aparece no momento em que o sono está chegando ou indo embora. O bocejo pega todo mundo, querendo ou não. …


10/10/17

Não confunda hérnia com dor muscular

Alguns pacientes reclamam que “sofrer de hérnia é um saco”. Na verdade, tal expressão define, literalmente, essa patologia. Não existe uma causa evidente para o surgimento da hérnia. Algumas são …