Rastreamento e check-up são diferentes
Rastrear significa achar o rastro, ir atrás e, no caso da medicina, buscar uma patologia
É comum atender pessoas no consultório afirmando estar tudo bem, mas que gostariam de fazer um check-up visando confirmar se realmente estão com saúde. Quando algum parente, amigo ou conhecido, é acometido por alguma doença séria, o médico é solicitado para pedir exames específicos.
Parece elementar, mas muitos indivíduos usam os termos rastreamento e prevenção como sinônimos.
Rastrear significa achar o rastro, ir atrás e, no caso da medicina, buscar uma patologia. Isso implica em dizer que a enfermidade já se instalou. Logo, quando falamos em rastreamento, estamos tentando, precocemente, encontrar uma doença para diminuir os possíveis danos à saúde.
Por outro lado, quando se fala de prevenção, o médico está se referindo às medidas que evitam o surgimento de uma condição patológica.
Dois tipos de prevenção englobam os conceitos de check-up e rastreamento.
Prevenção primária é aquela que atua antes da enfermidade se desenvolver, visando combater os fatores de risco e agentes causais que levam ao nascimento de uma doença.
Exemplos desse tipo de prevenção são o combate ao tabagismo, a prática de exercícios físicos, o cuidado com a alimentação, a imunização com as vacinas.
Prevenção secundária corresponde ao primeiro passo no combate à doença, uma vez que ela já se instalou. Aí, entra o conceito de rastreamento. A detecção precoce de um câncer, por exemplo, possibilita que ele seja tratado em um estágio inicial, aumentando assim as chances de cura.
Portanto, quando ouvimos falar em rastreamento, estamos nos referindo à prevenção secundária, ou seja, não foi possível evitar o surgimento do tumor, porém estamos tentando encontrá-lo ainda no início, para aumentar as chances de cura e reduzir os riscos para o doente.
Aqueles exames que a população precisa fazer como rotina a partir de certa idade, tais como mamografia, papanicolau, exame de próstata, colonoscopia, entre outros, não servem para prevenir o surgimento dos cânceres, ou seja, prevenção primária, mas sim para descobri-los cedo e aumentar as chances de cura, mediante o tratamento, digo, prevenção secundária.
Convém lembrar que check-up preventivo é um termo amplo, que inclusive engloba o conceito de rastreamento. Porém, rastrear não significa prevenir em todos os seus níveis.
Além destes graus de prevenção, ainda temos os níveis terciário e quaternário, que daí já envolvem medidas referentes à redução de danos, controle da doença já instalada, recuperação de déficits ou incapacidades e medidas para evitar iatrogenias, isto é, intervenção em saúde, que resulte em prejuízo ao paciente.
Embora check-up e rastreio estejam relacionados à avaliação da saúde, eles têm focos diferentes.
O check-up pode ser solicitado por iniciativa própria, enquanto o rastreamento geralmente é recomendado por médicos, sendo associado a doenças graves e com potencial de cura precoce. O maior prêmio concedido à saúde é preservá-la.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



