Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Tarcísio não quer surpresas em proposta para vender a Sabesp

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (18)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 18/10/2023, 10:49 h | Atualizado em 18/10/2023, 10:51
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio não quer surpresas em proposta para vender a Sabesp
Privatizar a Sabesp é uma das prioridades do governador de Sã Paulo, Tarcísio de Freitas |  Foto: Bruno Spada/Estadão

O projeto de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostrou o estilo de governar de Tarcísio de Freitas. Antes de encaminhar o texto à Assembleia Legislativa, o governador se reuniu pessoalmente com prefeitos de 320 dos 375 municípios atendidos pela empresa. Ele também apresentou o texto a 60 deputados estaduais em reunião no Palácio dos Bandeirantes, ontem, antes de enviar o projeto em regime de urgência.

A articulação prévia foi para afinar o discurso com a base e desconstruir os argumentos da oposição. Com a técnica, Tarcísio busca evitar surpresas na hora da votação, na linha de que, quando entra em campo, o jogo já está combinado.

SEM CHANCE. O governador afirma a interlocutores que, se o projeto for aprovado, será na base do convencimento. “Não haverá troca de cargos”, diz taxativo, descartando novas mudanças no seu secretariado.

TEMÁTICO. Numa conversa que tiveram na segunda-feira, Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), definiram que o vice na disputa à reeleição, no ano que vem, será alguém que agregue à campanha. Também ressaltaram que o principal tema será segurança pública. Diante disso, o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, sugeriu para a chapa o delegado da Polícia Civil Osvaldo Nico. Agora é preciso convencer o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro a apostar na dupla.

SEM INTROMISSÃO. Em outra conversa sobre o vice, Bolsonaro disse que não vai interferir na escolha. Fez a promessa quando Nunes o visitou no hospital.

COOPERATIVA. A Fiesp lançou o Induscoop em parceria com a cooperativa Sicoob, para oferecer financiamentos com condições mais competitivas. Em poucos dias, 140 empresas foram atendidas, com crédito de R$ 4,4 milhões. Uma das linhas que estão liberadas é de capital de giro, para quem quer antecipar recursos para o pagamento do 13º aos funcionários.

GESTOS. Mesmo sabendo que havia pouca chance de dar certo, o presidente em exercício da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), comprou a briga do governo Lula e tentou votar, ontem, a taxação de fundos offshore. Mas nem a base aliada se uniu.

MOVIMENTOS. Deputados da base e da oposição viram na atitude de Marcos Pereira um aceno ao Planalto, que quer foco na pauta econômica, e a tentativa de se expor aos pares como alguém que pode mediar os interesses entre os dois polos.

DISTRIBUIÇÃO. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) vai iniciar um périplo, na semana que vem, para entregar seu relatório da CPMI do 8 de Janeiro a diversas autoridades. Além da Procuradoria-Geral da República, já estão no roteiro paradas no Ministério Público Militar e no Supremo Tribunal Federal.

A Coluna informou em primeira mão, ontem, os detalhes do parecer que, entre outros pontos, sugere indiciamento de Jair Bolsonaro e de oito generais do Exército. Nunca antes uma CPI havia sugerido punição a tantos militares de alta patente. Na CPI da Covid, por exemplo, somente dois generais estavam na lista final.


          Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio não quer surpresas em proposta para vender a Sabesp
CLICK. Ronaldo Caiado, governador de Goiás (União), recebeu da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, equipamentos públicos para serem usados em políticas contra a discriminação racial. |  Foto: Divulgação

Pronto, falei!

Sobre avanço na reforma tributária

"A isenção da cesta básica garante que os alimentos cheguem à mesa de quem mais precisa” - João Galassi, presidente da Abras

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão