Narrativa de bolsonaristas sobre resgate é “delírio político”
Coluna foi publicada no sábado (11)
No afã de capitalizar politicamente em torno do resgate de brasileiros da Faixa de Gaza, bolsonaristas levantaram uma tese que é prejudicial à imagem de Israel. Depois de o ex-presidente dizer que pediu apoio a assessor do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu para ajudar na repatriação, aliados foram às redes sociais afirmar que foi a intervenção de Jair Bolsonaro que garantiu o retorno aos brasileiros.
“Isso é um delírio político”, diz Michel Gherman, professor do núcleo interdisciplinar de estudos judaicos da UFRJ e pesquisador da Universidade de Jerusalém. Para ele, a mensagem é perigosa para os brasileiros e pode até estimular o antissemitismo. “Passa a ideia de que Israel age com os mais baixos interesses políticos”, concluiu.
CUIDADO. O governo brasileiro vai oferecer alojamento e vacinas aos 34 brasileiros incluídos na lista de resgate na Faixa de Gaza. Quando chegarem ao Brasil, os repatriados receberão atendimento médico imediato e ficarão dois dias em Brasília, em acomodações cedidas pela FAB.
CHEGA... O presidente Lula deu passos largos na aproximação com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e fortaleceu o “cinturão petista” em cidades do Agreste, onde teve média de votos superior à do estado. Nesta semana, após autorizar início das obras da duplicação da BR-423, Lula conversou por 40 minutos com Raquel.
...MAIS. Interlocutores da governadora de Pernambuco apostam que o caminho está aberto para eventual filiação ao PSD, que é da base de Lula, e também para acordos na formação de palanques em 2024. Entre eles, em Caruaru, onde a tucana já foi prefeita.
NÃO DESENROLA. Quem conversou com Lula nos últimos dias teve a impressão de que ele está cada vez mais indeciso na escolha para a Procuradoria-Geral da República. Lula avalia ainda ouvir mais um ou dois subprocuradores, mas promete decidir logo após o feriado.
COBRANÇA. O PT vai ao Supremo Tribunal Federal contra o perdão de multas concedido pelo governador Tarcísio de Freitas a quem descumpriu regras sanitárias na pandemia. Bolsonaro pode ter de pagar R$ 1 milhão.
OPORTUNIDADE. Os Correios vão lançar ainda em novembro um novo programa de bolsas de estudo. O nome do projeto está sendo fechado. Na primeira etapa, a ideia é a estatal financiar 100 bolsas de graduação de funcionários de nível médio, como carteiros e atendentes, sendo 50 delas para homens e 50 para mulheres. A universidade e o curso serão de escolha do servidor
FOLGÃO. Os deputados transformaram o feriado de 15 de novembro, próxima quarta, em uma super folga de 10 dias, que já começou. Só retornarão depois do dia 20. Com isso, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) pode escapar da convocação na Comissão de Agricultura. Na sequência, a ministra viajará à COP-28, em Dubai.
VIAGEM. Depois, deputados avaliam que o motivo da convocação pode ter esfriado - Marina foi convocada na esteira da crise entre o agronegócio e o governo Lula por causa de perguntas na prova do Enem críticas ao setor.
Para ver, ouvir e pensar
Livro: Você Aguenta ser Feliz?, Arthur Guerra e Nizan Guanaes
Filme: Nyad, Netflix
Música: Un-break My Heart, Toni Braxton